logo RCN

Senado aprova relatório de Dário que institui o Sistema Nacional de Educação

Foi aprovado, por unanimidade, na Sessão do Senado Federal da última quarta-feira (09), o relatório do senador Dário Berger (MDB) ao Projeto de Lei - PLP 235/2019, que institui o Sistema Nacional de Educação (SNE). A regulamentação do SNE é uma demanda histórica do país, prevista na Constituição Federal de 88 e na Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB). Idealizado desde o Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova, o Sistema deveria ter sido criado até junho de 2016, como previsto no Plano Nacional de Educação (Lei 13.005 de 2014). É essa omissão que o PLP, de autoria

Foi aprovado, por unanimidade, na Sessão do Senado Federal da última quarta-feira (09), o relatório do senador Dário Berger (MDB) ao Projeto de Lei - PLP 235/2019, que institui o Sistema Nacional de Educação (SNE). A regulamentação do SNE é uma demanda histórica do país, prevista na Constituição Federal de 88 e na Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB). Idealizado desde o Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova, o Sistema deveria ter sido criado até junho de 2016, como previsto no Plano Nacional de Educação (Lei 13.005 de 2014). É essa omissão que o PLP, de autoria do senador Flávio Arns e relatado por Dário, vai corrigir.

Atualmente o Brasil conta com um Sistema Nacional de Segurança Pública (SUSP), um Sistema Único de Saúde (SUS), mas até então, não há um Sistema para organizar, modernizar, e melhorar a qualidade do ensino brasileiro.

"A aprovação do SNE representa o maior avanço na gestão educacional do nosso país das últimas décadas e, com certeza, terá reflexos no futuro de Santa Catarina e de todo Brasil. Teremos um novo modelo de ensino, de forma integrada e eficiente. Essa é uma vitória dos estudantes, dos professores, é uma vitória de todos que acreditam na educação como ferramenta de transformação", destacou Dário.

O SNE na prática vai unificar políticas públicas e integrar a União, os estados e os municípios num regime de colaboração para que haja planejamento e para que sejam cumpridas metas de rendimento e resultados. A atuação dos entes passa a ser em conjunto e não mais separado em suas responsabilidades pelo sistema de ensino.

"Temos a Escola Estadual A que comporta 1000 estudantes, mas só tem 500 matrículas. No mesmo bairro, temos a Escola Municipal B, que está com uma fila de 300 crianças. Com o SNE, haverá uma maior facilidade para que o governo municipal e o governo estadual cheguem a um acordo, fazendo com que essas 300 crianças e seus professores possam ocupar a infraestrutura da escola estadual ociosa. Isso traz economia porque o município não fica pressionado a fazer mais escolas e traz praticidade, tendo em vista que os pais não precisarão colocar seus filhos em escolas mais distantes", detalhou o senador.

A pandemia também mostrou a importância de o país ter uma articulação nacional em educação. Não foram raros os casos de termos, num mesmo bairro, uma escola estadual aberta e uma escola municipal fechada para aulas presenciais, e vice-versa.

"A falta de coordenação nacional trouxe diversas dificuldades a todos - questão que ficará superada com a pactuação e a cooperação dentro do Sistema Nacional de Educação", pontuou Berger.

Para a construção do texto final do relatório, foi levado em consideração todo o acúmulo de debates promovidos no Congresso e, de acordo com Dário, contou com a contribuição de diversos setores envolvidos na educação pública do Brasil.

Uma das contribuições mais importantes aderidas pelo relator se refere ao Custo Aluno Qualidade (CAQ) - um mecanismo que define quanto o governo deve investir por estudante ao ano para cada etapa da educação básica pública.

"Esse texto foi construído a muitas mãos, após mais de 60 reuniões com entidades, associações, especialistas e, mais recentemente, com o próprio governo federal, por meio da Secretaria de Governo, do Ministério da Economia e do MEC. Não posso deixar de mencionar grupos que nos ajudaram a construir esse relatório desde o início, como de secretários estaduais e municipais de educação, conselheiros, fóruns de educação, a Confederação Nacional dos Municípios, e o Movimento Todos pela Educação", destacou.


CONFIRA AS PRINCIPAIS DIRETRIZES ESTABELECIDAS NO SNE:

? Estrutura de escolas com padrões mínimos de qualidade;

? Valorização e o desenvolvimento permanente dos profissionais da educação e dos gestores educacionais;

? Conciliação da educação com o uso de novas tecnologias;

? Erradicação do analfabetismo e das desigualdades regionais de educação;

? Assegurar padrão de qualidade das instituições formadoras de docentes, incluindo prática docente durante o processo de formação;

? Incorporar tecnologias da informação e do conhecimento nas práticas pedagógicas escolares.

A matéria segue agora para análise na Câmara dos Deputados.

Segue em anexo a sonora do Dário.


Boletim Econômico de março destaca crescimento do PIB catarinense em 2021 Anterior

Boletim Econômico de março destaca crescimento do PIB catarinense em 2021

Time feminino do tigre visita Cooperja e conhece estrutura Próximo

Time feminino do tigre visita Cooperja e conhece estrutura

Deixe seu comentário