logo RCN

SE DEUS É BOM, POR QUE ELE PERMITE O MAL?

Se Deus é bom, por que ele não impede que o mal aconteça? Por que Ele permite que o homem mau puxe o gatilho e mate o homem bom? Se Deus é bom, por que Ele não interfere no mal que acontece a seus filhos aqui na Terra?


O que precisamos entender é que Deus inseriu em cada ser humano a ética suprema do amor, que nada mais é, do que essa coisa que chamamos de amor que dá valor a outra pessoa a ponto de protegê-la. O objetivo de Deus é que amemos ao próximo como a nós mesmos, a Ele com todo o nosso coração. Esse é o desejo Dele, mas mesmo assim, Ele não viola nosso direito de escolher não amar. Eu e você somos livres até mesmo para escolher fazer mal, porém, o desejo de Deus é que nós sejamos parecidos com Ele. Que possamos agir pelo amor supremo Dele que foi inserido em nós.
Se você quiser que Deus pare o gatilho simplesmente por que o bandido não sabe amar do jeito que Deus ensinou, supostamente porque você acredita que Deus têm a obrigação de proteger o homem bom do homem mau. Então o que você está pedindo para Deus é que Ele assuma o controle e tire nosso direito de fazer escolhas. Por melhor que lhe pareça Deus proteger o homem daquilo que seria destrutivo, o que você está pedindo é que Deus tire seu livre-arbítrio.
Se pensarmos assim, vamos exigir que Deus pare o automóvel que iria atropelar alguém, ou que Ele não permita que tal pessoa escolha atravessar a rua, desta forma evitaria o acidente. Talvez Ele deveria impedir que o motorista bêbado pegasse o carro. Pensando bem Deus deveria impedir que uma pessoa segurasse uma panela quente, evitando assim que ela se queime. Quem sabe o Senhor deveria descer do céu e mergulhar para salvar uma pessoa que entrou no mar, e foi mais fundo do que deveria. Bom, nesse caso, seria mais eficaz se Deus impedisse que essa pessoa entrasse no mar. Logo ninguém seria livre para fazer nada. O que você está sugerindo é que Deus nos transforme em fantoches onde Ele assume o controle e brinca conosco, nos obrigando a fazer somente a vontade Dele.
Se este é seu desejo, então você está pedindo que Deus tire do homem o direito de fazer escolhas. E se isso acontecer, sua pergunta se auto destrói, já que você não seria livre nem para fazer essa pergunta. Em outras palavras você está dizendo: "Deus, não deixe o homem mau puxar o gatilho. E ao mesmo tempo dizendo: Deus não me permita fazer tal pergunta."
Ou seja, Deus teria que controlar as escolhas, as vontades e as decisões de cada pessoa, e elas deixariam de ser humanas, sendo transformadas em robôs. Mas Deus nunca desejou isso. O amor de Deus envolve liberdade para fazer escolhas. Ele implantou no ser humano a essência do livre-arbítrio.
Você pode escolher amar a Deus pelo que Ele é, pode decidir viver o amor Dele, e viver os princípios elevados do céu. Mas se você não quiser, Deus não vai interferir e nem obrigar você, pelo contrário, Ele vai permitir que você faça suas próprias escolhas. Há liberdade para sermos bons ou maus. É claro que o Senhor espera que sejamos bons, Ele deseja que sejamos conforme a imagem de seu filho Jesus (Romanos 8:29) Que tenhamos amor e ética celestial de tal forma que amemos alguém apenas pelo benefício daquela pessoa. Mas, somos livres para não ser assim.
Deus não impede o mal, porém, Ele vai julgar cada um conforme as suas obras. E Deus que é completamente justo, não deixará impune alguém que cometeu atrocidades, como também não deixará de salvar e fazer justiça para todos aqueles que sofreram injustiças nesse mundo dominado pelo mal.




Valorização do magistério: Qual é o caminho? Anterior

Valorização do magistério: Qual é o caminho?

'Stalkear' alguém pode virar crime no Brasil Próximo

'Stalkear' alguém pode virar crime no Brasil

Deixe seu comentário