logo RCN

Programa InvestSC apoia empreendimento turístico sustentável em Penha

O Programa InvestSC abre as portas para mais um novo empreendimento, desta vez em Penha. Com uma previsão de investimentos em mais de R$ 660 milhões e geração de 500 empregos diretos, o complexo turístico com temática da Amazônia será sustentável, desde a arquitetura e paisagismo, incluindo potencial de geração de benefícios diretos para arranjos produtivos e comunidades na Amazônia, enquanto fornecedores de produtos e serviços na área de economia criativa para o empreendimento hoteleiro e parque temático.

O Programa InvestSC abre as portas para mais um novo empreendimento, desta vez em Penha. Com uma previsão de investimentos em mais de R$ 660 milhões e geração de 500 empregos diretos, o complexo turístico com temática da Amazônia será sustentável, desde a arquitetura e paisagismo, incluindo potencial de geração de benefícios diretos para arranjos produtivos e comunidades na Amazônia, enquanto fornecedores de produtos e serviços na área de economia criativa para o empreendimento hoteleiro e parque temático.

O InvestSC é o programa coordenado pelo Governo de Santa Catarina e pela Federação das Indústrias de Santa Catarina (Fiesc) para atrair negócios por meio de incentivos a novos negócios em Santa Catarina. Além disso, cria oportunidades para investidores, auxilia na criação e manutenção de mecanismos que disponibilizem informações sobre setores e negócios estratégicos e apoia o investidor em todo o processo de implantação do projeto.

Para o secretário da SDE, Jairo Luiz Sartoretto, o complexo abrange todos os pilares de um turismo sustentável e, por isso, a SDE apoia a iniciativa. "Este investimento reforça mais uma vez a confiança do setor produtivo no Estado. O InvestSC representa as portas abertas na atração e aceleração de investimentos com o apoio aos novos negócios. Este projeto turístico significa novas oportunidades para Penha e toda a região, fortalecendo o desenvolvimento e o turismo em nosso Estado", afirma Sartoretto.

Para Fernando Raupp, secretário executivo de Assuntos Internacionais (SAI), o projeto de resort temático demonstra que Santa Catarina está aberta não só para investimentos de natureza industrial ou comercial, mas também para lazer e entretenimento. "O InvestSC tem mostrado suas potencialidades, auxiliando empresários que querem se estabelecer em Santa Catarina, abrindo as portas e orientando o que precisa ser feito para que as empresas possam vir com segurança para o Estado", destaca.

"O empreendimento será um equipamento que contribuirá para manter os visitantes por mais tempo em Penha, ampliando a economia local em toda a sua cadeia produtiva. Trará novas famílias que buscam por uma residência de praia, famílias jovens que apostam na sustentabilidade como uma condição de melhorar o futuro do planeta e estão familiarizados com a economia compartilhada", avalia o prefeito de Penha, Aquiles da Costa.

O diretor operacional da Amazon, Márcio Piccoli, afirma que o apoio do Governo do Estado, através do Programa InvestSC, deve atrair novos investidores. "Estamos confiantes que com este apoio a procura pelo Amazon Parques & Resorts será ainda maior por aqueles que desejam investir em um empreendimento inovador e sustentável".

Os detalhes foram apresentados por representantes do projeto à diretoria de Empreendedorismo e Competitividade.


O empreendimento

O complexo terá 699 apartamentos e contará também com investimentos da holding norte-americana Amazon Fun Parks. A primeira fase de obras iniciará em setembro de 2022 e será coordenada também por construtora de Blumenau que deverá entregar os primeiros apartamentos em 2025. Algumas unidades serão administradas pela maior empresa de franquias de hotéis do mundo, a Wyndham Hotels & Resorts.

A vice-presidente de Desenvolvimento de Negócios para América Latina, da Wyndham Hotels & Resorts, Maria Carolina Pinheiro, prevê quem serão os visitantes que devem aparecer em Penha. "Acreditamos em uma parcela considerável de visitantes principalmente das regiões Sul e Sudeste, seguidas pelo Nordeste. Já em relação aos estrangeiros, eles devem responder por 15% a 20% da ocupação", avalia.

Além das torres hoteleiras, o Amazon Parques & Resorts engloba uma área de entretenimento, um parque temático, com várias atividades, entre elas um centro de pesquisas e auditório com atividades continuadas e atrações para a educação ambiental.


Sustentabilidade

A arquitetura será sustentável com preservação de áreas de floresta e um design que inclui fachadas ventiladas com paredes que formam um labirinto térmico para a diminuição de temperatura nos apartamentos, além do uso de água subterrânea para resfriamento em dias de calor intenso, com capacidade de reduzir a temperatura em até 10°C.

Haverá um teto verde que contribuirá para regular a temperatura do telhado e ambientes, além de tecnologia para a diminuição de ruídos e coleta de água da chuva para reuso. Outro detalhe do empreendimento é a área de preservação de floresta no terreno e a opção de manter os desníveis locais para desenvolver um bosque de caminhadas e corridas.

Com assinatura do escritório de arquitetura NotToScale Architecture, com sede em Lugano, no Sul da Suíça, o projeto do Amazon Parques & Resorts contou com a colaboração de dez arquitetos internacionais, incluindo dois brasileiros, além de designers e outros colaboradores.

Você quer fazer um tour pelo empreendimento, acesse o site aqui: https://vt.amazonfunparks.com/pt/


Sobre o InvestSC

O Núcleo Interinstitucional e o Grupo de Trabalho (GT) são responsáveis por executar as atividades que incentivem os investimentos, além de identificar fontes de financiamento para investimentos e setores/investidores potenciais.

Presidido pela Secretaria do Desenvolvimento Econômico Sustentável, o Núcleo Interinstitucional conta com a participação de representantes das secretarias da Fazenda (SEF), da Administração (SEA), do Meio Ambiente (Sema), da Infraestrutura e Mobilidade (SIE), de Assuntos Internacionais (SAI); Instituto do Meio Ambiente (IMA), da SC Participações e Parcerias S.A. (SCPAR) e da Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (Fiesc).

Atenção: Alteração de horário de início e término das aulas nas escolas do Arroio Anterior

Atenção: Alteração de horário de início e término das aulas nas escolas do Arroio

'Mulheres do agro: seja, faça e aconteça' destaca trajetórias que inspiram Próximo

'Mulheres do agro: seja, faça e aconteça' destaca trajetórias que inspiram

Deixe seu comentário