PROFISSÃO - Programa Novos Caminhos forma mais de 40 jovens no Sul do Estado
Grupo é atendido por programa social criado por FIESC, Tribunal de Justiça de Santa Catarina e Associação dos Magistrados Catarinense
Mais de 40 jovens que vivem em serviços de acolhimento do Sul do Estado receberam nesta quarta (30), em formatura realizada em Araranguá, certificados de cursos profissionalizantes.
Participaram jovens de Araranguá, Criciúma, Lauro Muller, Sombrio, Santa Rosa, Turvo e Urussanga. Para eles, ter profissão é importante porque, quando completam 18 anos, precisam deixar estes lares provisórios e seguir a vida sozinhos.
Todos os formados fazem parte do Programa Novos Caminhos, criado em 2013 para levar saúde, educação e formação profissional a crianças, adolescentes e jovens de serviços de acolhimento.
A iniciativa é uma parceria entre Federação das Indústrias de Santa Catarina (FIESC), Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC) e Associação Catarinense de Magistrados (AMC) e visa levar saúde, educação e formação profissional a crianças, adolescentes e jovens de serviços de acolhimento.
A formatura em Araranguá é a primeira de 12 que serão realizadas em Santa Catarina até o fim do ano. Nelas, 600 jovens do Novos Caminhos receberão certificados.
NÚMEROS
Desde a criação, o programa já viabilizou 14,7 mil matrículas em educação básica e cursos profissionalizantes, 1,6 mil atendimentos psicológicos e odontológicos e gerou 1,7 mil empregos.
Ao todo, 7,5 mil crianças, adolescentes e jovens já passaram pelo programa. Por causa da transformação na vida dos acolhidos, o Novos Caminhos está sendo implantado em outros estados: 18 já assinaram convênio ou estão em tratativas para implantar o programa.
Deixe seu comentário