logo RCN

Parceria entre Geoparque, Epagri e Credija realiza proteção de nascente em Jacinto Machado

Proteger a fonte de água é uma medida que pode ajudar na preservação do nosso bem mais precioso. Pensando nisso, o projeto Geoparque integra, a partir deste ano, a parceria da Epagri e do Sicoob/Credija, que realiza, em conjunto aos proprietários, a proteção de nascentes no modelo Caxambu. Nesta terça-feira, 19, Semana Mundial da Água, foi realizada a primeira proteção deste ano, na propriedade de Hélio Giust, em Pinheirinho Alto, em Jacinto Machado.

Segundo o secretário de Turismo e membro da equipe técnica do projeto Geoparque, José Carlos Zanatta, é importante a preservação da água para que haja o seu melhor aproveitamento. "Com este trabalho visamos conscientizar a todos que a água é um bem precioso, e merece maior atenção", comentou.  

 

A proteção de fonte modelo Caxambu é utilizada especificamente para proteger a água superficial, que "brota" de olhos d´água.  A extensionista da Epagri, Aline Hahn Fernandes coordena os trabalhos de proteção de nascentes em Jacinto Machado e já realizou a proteção de mais de 80. "Primeiro é realizada uma limpeza do local e colocado do tubo de concreto, que possui quatro saídas de água: duas delas poderão ser utilizadas pelo agricultor e as outras duas são para limpeza da fonte e um cano ladrão para dar vazão à água quando ocorrerem chuvas intensas. Após a colocação do tubo, foi feito o preenchimento da parte interna da fonte com pedras, uma lona e depois uma camada de terra", explicou.

 

Agora o proprietário o terreno, Hélio Giust, poderá captar uma água de qualidade. "Estou feliz com o resultado, terei uma água de qualidade para o consumo".

 

Segundo a colaboradora do projeto Geoparque, a geóloga Flávia de lima, o projeto de proteção de nascentes, inicialmente adotado em Jacinto machado, deu tão certo, que o objetivo agora é expandir para os outros municípios do território.

 

A proteção modelo Caxambu foi desenvolvida pela Epagri e tem grande vantagem ambiental. O modelo de proteção Caxambu garante que a nascente não seja contaminada por agentes externos. A proteção também filtra e canaliza a água para as residências, evitando que a água barrenta chegue às residências. Outra vantagem desse método é o baixo custo de implantação, o que possibilita que várias famílias sejam contempladas. É um modelo simples que dispensa a limpeza periódica da fonte.

Senai realiza entrega de cadeiras de rodas reformadas para APAE Criciúma Anterior

Senai realiza entrega de cadeiras de rodas reformadas para APAE Criciúma

Novos sabores são adicionados à merenda escolar de Urussanga Próximo

Novos sabores são adicionados à merenda escolar de Urussanga

Deixe seu comentário