Onda de calor: cães e gatos estão mais vulneráveis à hipertermia
Três cachorros são resgatados na mesma semana após serem deixados trancados dentro de carros; conheça os principais sintomas da hipertermia e saiba como evitar
As temperaturas recordes, acima dos 40ºC, registradas no Sul e Sudeste do Brasil nesta semana acendem o sinal de alerta para os riscos que o calor pode oferecer à saúde.
No último domingo (16), mais um cachorro foi resgatado depois ficar cerca de quatro horas trancado dentro de uma caminhonete, em Balneário Camboriú (SC). Este foi o terceiro caso desse tipo em menos de uma semana no Litoral Catarinense.
Os cães estavam com sinais de desidratação e foram encaminhados a entidades que acolhem e prestam atendimento aos animais de rua.
Cuidados com pets no verão
Diferente dos humanos, cães e gatos não têm glândulas sudoríparas espalhadas pelo corpo, apenas nas regiões dos coxins (almofadas das patinhas) e nas narinas.
Cuide com os passeios longos em horas quentes do dia, principalmente com cães de focinho curto. Os braquicefálicos, como pugs e bulldogs, se cansam mais rapidamente que o normal.
Se você não perceber os primeiros sinais de aumento da temperatura corporal, eles podem desenvolver a chamada hipertermia fatal.
Os principais sintomas da hipertermia são:
Respiração rápida;
Hipersalivação;
Saliva espessa;
Mucosas orais de coloração vermelho escura (cor de tijolo);
tremores musculares;
vômitos e diarreia;
Incoordenação motora (andar cambaleante);
Perda de consciência, desmaios e convulsões.
Se perceber algum desses sintomas, retire o animal do ambiente quente ou da exposição direta ao sol imediatamente. Ofereça água fresca, mas não o force a tomá-la.
Resfrie as patas, a região do pescoço e cabeça com toalhas molhadas ou água em temperatura ambiente e leve o animal imediatamente ao veterinário.
Se for liberar o banho de piscina, fique atento à:
Exposição ao sol;
Não deixe ele beber a água piscina;
De um banho antes e depois;
Não se esqueça de secar o cachorro por completo após os banhos
Deixe seu comentário