Kelvin Diran e Lena Périco aprovam projetos na Câmara de Araranguá
Ambas matérias entraram na pauta da ordem do dia da quarta sessão ordinária de 2022
Com o objetivo de criar uma rede de promoção e atendimento para as mulheres, a vereadora Lena Périco (MDB) aprovou um anteprojeto de lei denominado 'Dona de Mim', que visa proporcionar para as cidadãs araranguaenses um atendimento individualizado, visando a construção de um vínculo terapêutico e de escuta qualificada para as usuárias do Sistema Único de Saúde (SUS).
Conforme a autora, o anteprojeto, que se colocado em prática, irá empoderar e potencializar a cidadania de mulheres em vulnerabilidade social do município. "Muitas mulheres necessitam de apoio para romperem vínculos de dor e na roda de conversas estaremos desenvolvendo o empoderamento feminino, autoestima e encaminhamento para o mercado de trabalho", alega Lena.
Já o vereador Kelvin Diran (Progressistas) aprovou um projeto de lei em que fica instituído no município de Araranguá a obrigatoriedade dos estabelecimentos de serviços de saúde privados oferecerem atendimento prioritário aos portadores de Diabetes, para a realização de exames que exijam jejum total ou parcial. "Partindo do princípio que para realizar exames laboratoriais onde há coleta de sangue, exige um tempo mínimo de jejum, este tempo pode se tornar um agravante para o paciente, com diabetes, pois desencadeia uma série de problemas e ouvindo os munícipes decidimos criar esse projeto para facilitar a vida desses homens e mulheres que precisam desta atenção".
Conforme a proposta de lei, o cidadão interessado na obtenção do benefício deverá informar no ato da solicitação do exame e comprovando sua condição de diabético ao responsável pelo serviço de coleta, que determinará as providências cabíveis, em caso de descumprimento a proposta propõe advertências aos estabelecimentos.
Ambas propostas seguem ao Poder Executivo.
Deixe seu comentário