Internacionalização amplia competitividade dos negócios
Roadshow da 3ª edição do Programa Go To Market dialogou com empresários de Chapecó nesta semana
Estimular pequenos negócios a conquistarem espaço no mercado internacional e prepará-los, ampliando a competitividade e a rentabilidade. Esse foi o objetivo do Roadshow realizado na quinta-feira (24), no Centro de Inovação Acate/Deatec (CIAD DOWNTOWN), no Edifício E.T. Renovável, em Chapecó.
A iniciativa é do Sebrae/SC, em parceria com a Federação das Indústrias de Santa Catarina (FIESC), e faz parte da 3ª edição do Programa Go To Market, que promove a internacionalização de micro e pequenas empresas de Santa Catarina. O evento contou com a participação de empresários e integrantes das duas instituições e teve apoio da Associação Comercial e Industrial de Chapecó (ACIC), Associação Empresarial de Concórdia (ACIC), Associação Empresarial de Xanxerê (ACIX) e Associação Empresarial de Pinhalzinho (ACIP).
De acordo com a presidente da Câmara de Comércio Exterior da FIESC, Maria Teresa Bustamante, o evento, que foi projetado em 2020 para ocorrer de forma presencial, precisou ser adaptado em função da pandemia, passou a ser online e agora entra no formato híbrido. "Conseguir realizar os encontros de maneira presencial nos proporciona a oportunidade de dialogar com os empresários locais, conhecer e ouvir as dores que eles têm, esclarecer dúvidas, mas principalmente mostrar para eles a necessidade de investir, de conhecer os ambientes internos de sua empresa, trabalhar melhor as carências, com tudo que temos a oferecer. Tanto o Sebrae/SC quanto a FIESC têm um portfólio de serviços que permitem aperfeiçoar essa qualidade de trabalhos necessários nas empresas", salienta.
A programação teve início com o palestrante Douglas de Lima, com o tema "Como internacionalizar usando Portugal como um HUB". Ele é formado pela Universidade Nove de Julho em Comércio Exterior, pós-graduado em Internacionalização de Empresas e Gestão de Negócios internacionais pela Fundação Dom Cabral, Marketing Internacional pela ESPM e Export Supply Chain Management at Canadian National Railway, certificação ministrada nas cidades de Toronto e Montreal no Canadá.
Douglas de Lima abordou os pontos positivos que Portugal oferece para as empresas que desejam entrar no mercado internacional. Apresentou insights de vantagens oferecidos pelo país a nível mundial. Entre elas, a proximidade com o continente norte americano, a qualidade de vida, o ambiente para receber pessoas e empresas, a estrutura das universidades, a receptividade para a abertura de investimentos diretos de estrangeiros e o apoio fiscal oferecido no país, etc. "Portugal hoje é um conjunto de informações favoráveis para negócios em nível mundial. O país trabalha com incentivos fortes para gerar mais empregos e receber empresas de todos os segmentos. Cada um tem um apoio específico", reforçou o palestrante. Após, ele respondeu as dúvidas dos empresários.
Segundo o gerente de internacionalização do Sebrae/SC, Filipe Gallotti, o Go To Market busca apresentar oportunidades aos empresários e mostrar a importância da internacionalização. "Queremos fortalecer a corrente internacional, oferecendo oportunidade de importação ou de exportação e desenvolvendo a competitividade dos negócios catarinenses", salientou Gallotti.
AVALIAÇÃO DO EVENTO
Após o primeiro ciclo de um ano em formato totalmente online, o Go To Market foi aprimorado em função do retorno recebido dos empresários. "Com a expertise do empreendedor fomos aprimorando nossas entregas. Em 2021 começamos fazer uma atuação mais setorial, trabalhamos com os setores têxtil, cervejeiro e de tecnologia. Em 2022, a pandemia acalmando conseguimos fazer uma entrega melhor, já com encontros híbridos, que além de levar conhecimento ao empreendedor, também conseguimos levar networking", frisou o analista de Internacionalização do Sebrae/SC, Aglaes Meirelles.
De acordo com o gerente Regional do Sebrae/SC no Oeste, Udo Martin Trennepohl, o grande diferencial do Go To Market é capacitar o empresário de maneira gradual sobre o mercado internacional. "Muito mais do que isso, o importante é o empresário se preparar com ferramentas de gestão, de mercado, de preparo pessoal, utilizando mecanismos como o Observatório Econômico do Sebrae, Observatório da FIESC e tantas outras plataformas que contibuem para municiar com informações".
PARTICIPANTES
Os sócios Jean de Jesus, Denilson de Oliveira e Tiago Joner possuem duas empresas na área de tecnologia e participaram pela segunda vez do evento. A avaliação foi positiva em relação ao retorno proporcionado pelos aprendizados no Got To Market. "Fizemos muitos contatos aqui dentro através do pessoal do Sebrae/SC e da Acate/Deatec e as portas estão se abrindo. Eu estava nadando sozinho desde 2016 com a startup e a partir do ano passado, quando a gente se associou, começamos a ter mais pessoas para nadar conosco", afirmou Oliveira.
GO TO MARKET 2022
O principal diferencial do Programa Go To Market 2022 são os dois pacotes de soluções, o GTM Free e o GTM Premium. O GTM Free tem como objetivo sensibilizar os empresários para essa visão global e será oferecido a eles o acesso de maneira gratuita aos 19 webinars sobre internacionalização e competitividade. Nesse pacote, o empresário terá também acesso às consultorias, capacitações e Sebraetec, em que 50% do investimento é feito pelo Sebrae/SC.
Já ao optar pelo GTM Premium, o empresário receberá o pacote completo, em que estão inclusos os 19 webinars, mas de forma híbrida, em que ele pode optar por estar presencial ou assistir a transmissão on-line, além de acesso a todos os demais serviços do programa, como três avaliações de maturidade, um plano de ação customizado, cursos de línguas, mentoria com a gerência de internacionalização, lives, palestras e workshops com empresários e especialistas do tema, rodada de negócios virtuais, espaços em evento, missões internacionais. Além disso, o empresário ainda conta com investimento de 70% por parte do Sebrae/SC em todas as capacitações e consultorias oferecidas pelo Sebrae/SC e pelo Sebraetec. O programa tem duração de um ano e tem um custo para o empresário de R$ 1.500,00.
Esse pacote ganhou novidades quanto aos seus workshops setoriais. Em 2021 já foram promovidos conteúdos específicos para os setores têxtil, cervejeiro e startups, e neste ano também serão adicionados os setores de alimentos, metal mecânico e moveleiro.
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