logo RCN

Inaugurado Abrigo Institucional Cativar

O CIASS (Consórcio Intermunicipal de Assistência Social e Saúde de Turvo e Municípios Limítrofes), realizou a inauguração do Abrigo Institucional Cativar na manhã de quinta-feira (05). Seis municípios compõem o Consórcio: Ermo, Jacinto Machado, Timbé do Sul, Turvo, Meleiro e Morro Grande. O Abrigo foi fundado no dia 31 de junho de 2015 e passa a contar agora com local próprio.

O CIASS (Consórcio Intermunicipal de Assistência Social e Saúde de Turvo e Municípios Limítrofes), realizou a inauguração do Abrigo Institucional Cativar na manhã de quinta-feira (05). Seis municípios compõem o Consórcio: Ermo, Jacinto Machado, Timbé do Sul, Turvo, Meleiro e Morro Grande. O Abrigo foi fundado no dia 31 de junho de 2015 e passa a contar agora com local próprio. 

Estiveram na solenidade o presidente do Consórcio, prefeito de Turvo, Sandro Cirimbelli; o prefeito de Ermo, Paulo Della Vecchia; o prefeito de Jacinto Machado, João Batista Mezzari; o vice-prefeito de Meleiro, Pedro Luiz Schuvartz; o prefeito de Morro Grande, Clelio Daniel Olivo e o prefeito de Timbé do Sul, Roberto Biava.

Em nome dos prefeitos, o presidente do CIASS, Sandro Cirimbelli, observou a missão dos gestores municipais em ter preocupação sobre a questão social. "É preciso atuar preventivamente, e contamos com a possibilidade de dar este amparo desde a gestação. Há diversos pontos em que podemos estender este olhar social, como com a geração e emprego e renda, para que as famílias possam ter mais infraestrutura. O social é um grande legado que os prefeitos podem deixar". Cirimbelli estendeu o agradecimento a todos os envolvidos para que o Abrigo Cativar tivesse sede própria. "Agradecemos ao judiciário, ao Ministério Público, todos os prefeitos e a rede de apoio. E estendo nossa gratidão a equipe do Abrigo, pois conquistamos uma estrutura física privilegiada, mas é o material humano que faz a diferença. A cada dia que fortalecermos a humanização em tudo que fazemos e nos preocuparmos com o trabalho pelo fortalecimento da família, nossa sociedade fica melhor". Sandro também observa que o trabalho conta com pessoas no Conselho administrativo, Conselho Deliberativo e Conselho Fiscal em prol do desenvolvimento das atividades. 

O promotor da Infância e Juventude da Comarca de Turvo, Mateus Erdtmann, destacou o envolvimento de todas as pessoas para que se construísse o abrigo e a missão de seja um lar acolhedor para quem precisar passar por ali.

O juiz da comarca de Turvo, Manoel Donisete de Souza, pontuou que sua formação é humanista e observou que sem o elemento humano não existe Estado. "É preciso o fortalecimento e cuidado pelas pessoas. Recebemos em 2015 uma imposição do Tribunal de Justiça pela criação dos abrigos e inauguramos a Casa Lar por Consórcio com uma demanda reprimida de 22 crianças e adolescentes, desde recém-nascidos a 17 anos. Hoje são seis abrigados. O cuidado em trabalhar preventivamente de toda a rede de apoio faz com que seja possível dar condições e estruturas para os cidadãos. Conforme a constituição, é prioridade a criança e o adolescente".

O Abrigo Cativar tem a sede construída em Turvo. Sob a coordenação de Marina de Oliveira Olivo, há 11 profissionais ao todo para o atendimento. Para a sede própria e o novo mobiliário foram investidos R$ 627 mil. O Abrigo foi construído no centro da cidade, no local onde era a antiga "casa do juiz", que pertencia à AMC - Associação dos Magistrados Catarinenses, e que foi doado ao CIASS.

Na solenidade, o Abrigo foi abençoado pelo pároco Frei José Caeté, (Frei Zezinho) e as representantes das igrejas evangélicas, Stela Brina e Marcia Casagrande.

Aurora Alimentos lança campanha para apresentar renovação de marca e embalagens Anterior

Aurora Alimentos lança campanha para apresentar renovação de marca e embalagens

Agência de turismo será indenizada por atraso em viagem de jovens para Disneylândia Próximo

Agência de turismo será indenizada por atraso em viagem de jovens para Disneylândia

Deixe seu comentário