logo RCN

Imersão desenvolve comportamento empreendedor na teoria e na prática

Seminário iniciou em Chapecó na segunda-feira (25) e segue até sábado (30), com 19 participantes

Uma semana intensa de imersão teórica e prática sobre temas relacionados ao empreendedorismo. Assim têm sido os dias dos 19 participantes do Programa de Formação de Empreendedores (Empretec), realizado pelo Sebrae/SC em Chapecó.

Desde segunda-feira (25), eles estão concentrados das 8h às 18h no auditório do Centro Executivo E.T Renovável e, depois desse horário, em atividades extras relacionadas à formação, que segue até este sábado (30).

Os participantes são empresários e funcionários de empresas de diversas áreas, que querem empreender ou desenvolver a cultura do intraempreendedorismo.

Com a ajuda dos facilitadores Joacir Ademar Gonçalves e Neusa Balestrin Schumacher, durante a semana, estão sendo trabalhadas as características do comportamento empreendedor, como a busca por oportunidade e iniciativa, planejamento, estabelecimento de metas, independência e autoconfiança, qualidade e eficiência e busca por informação, entre outras.

"O Empretec é um seminário de desenvolvimento comportamental na área do empreendedorismo, é um laboratório empresarial prático e, por conta disso, cada grupo cria uma empresa para que possamos desenvolver todos os comportamentos em função dela", comenta o facilitador.

Para além do planejamento e das ideias, os grupos já estão executando a produção e a venda dos produtos propostos e, por isso, a dedicação aos projetos é total. A empreendedora e administradora Jaqueline Gaio, de 36 anos, conta que tirou a semana para realmente aproveitar a oportunidade e tem se dedicado em tempo integral às atividades. "Nossa empresa é de bolos de pote, então tem dias que estou indo até às 2h da manhã na produção. O Empretec é uma experiência única, indescritível, só quem vive pode entender", destaca.

E a experiência é aberta a todos que tenham interesse em desenvolver o espírito empreendedor, com linguagem acessível. É o caso do haitiano Jacques Henry Janvier, eletricista e técnico de manutenção industrial, de 33 anos. Ele procurou o Sebrae/SC em busca de capacitação para abrir sua própria empresa e encontrou no Empretec uma oportunidade. "Estava procurando direcionamento porque quero ser empreendedor. Tem algumas tarefas desafiadoras, mas estou muito feliz e já vejo o caminho do sucesso. Estou acumulando conhecimento e a convivência com o grupo também está sendo muito legal", comenta.

As empresas criadas estão surpreendendo os participantes, com vendas e encomendas além do esperado. É o caso do grupo de Rafael Consalter, advogado de 36 anos, que criou uma empresa de repelentes, identificando uma oportunidade de mercado por conta da elevação dos casos de dengue e a maior propensão das pessoas em comprarem produtos de saúde. "O seminário está superando minhas expectativas e a empresa também. Ontem fizemos 80 repelentes e vendemos todos. Hoje já temos mais vendas do que produção", comemora.

EMPRETEC

O Empretec é uma metodologia da Organização das Nações Unidas e é realizado pelo Sebrae em todo o Estado. Os interessados em participar das próximas turmas em 2022 podem entrar em contato com a Unidade do Sebrae em Chapecó, pelo telefone (49) 3330-2800.

Sábado de muita movimentação em Sombrio, em ações da saúde Anterior

Sábado de muita movimentação em Sombrio, em ações da saúde

Apresentado projeto 'Preservar é a nossa natureza' Próximo

Apresentado projeto 'Preservar é a nossa natureza'

Deixe seu comentário