logo RCN

Governo do Estado lança edital para mapear a economia solidária em Santa Catarina

O Governo de Santa Catarina lançou edital para um termo de colaboração com Organização da Sociedade Civil (OCS) que vai ser responsável por mapear e identificar empreendimentos de economia solidária em Santa Catarina.

O Governo de Santa Catarina lançou edital para um termo de colaboração com Organização da Sociedade Civil (OCS) que vai ser responsável por mapear e identificar empreendimentos de economia solidária em Santa Catarina. O edital, publicado na última quarta-feira, 31 de março, é uma iniciativa da Diretoria de Emprego e Renda da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável (SDE) e as inscrições vão até 14 de maio. Todas as informações estão no edital.

Para o diretor de emprego e renda, Diego Goulart, o edital surge para fomentar a comercialização, o negócio justo e solidário e o consumo sustentável. "Na Economia Solidária, encontramos milhares de trabalhadores e trabalhadoras organizados de forma coletiva gerindo seu próprio trabalho e buscando sua emancipação, com potencial de transformação social a partir da geração de trabalho e renda. Por isso, é importante conhecer dados desta economia", explica.

A secretária do Conselho Estadual do Artesanato e responsável pelo setor de Economia Solidária da SDE, Fabiana Lopes Ribeiro, destaca que o mapeamento vai ser um guia para as políticas públicas da economia solidária do Estado. "Esse é um dos mais importantes editais, pois através dele nós vamos conseguir identificar os empreendimentos, as atividades, quantas pessoas estão envolvidas com a economia solidária, o faturamento. Com o mapeamento, vamos ter um grande diagnóstico sobre a economia solidária", destaca.


Como participar

Para encaminhar a proposta de trabalho, as Organizações da Sociedade Civil devem ter cadastro ou fazer cadastro provisório no Sistema Integrado de Planejamento e Gestão Fiscal. O cadastro provisório deverá ser feito mediante acesso ao Portal SC Transferências.

Os manuais explicando como realizar cadastro e como inserir propostas, podem ser acessados neste link.

A fase de seleção começa com o envio das propostas, segue para a avaliação, divulgação do resultado preliminar, apresentação de recursos e resultado definitivo. Os prazos para cada etapa bem como o documento a ser assinado pelos interessados podem ser conferidos no edital. O valor, de até R$200 mil, será disponibilizado para a Organização da Sociedade Civil (OCS) que elabore projeto para atender essa demanda.

A OCS escolhida deverá aplicar questionários, registrar por com fotos, vídeos e áudios dos empreendimentos e de seus integrantes, criar um banco de dados e ao final apresentar um seminário para a disseminação e compartilhamento dos resultados da pesquisa.


Economia Solidária

A economia solidária é uma alternativa inovadora na geração de trabalho e na inclusão social que integra quem produz, quem vende, quem troca e quem compra. Os princípios da economia solidária são autogestão, democracia, solidariedade, cooperação, respeito à natureza, comércio justo e consumo solidário. 

22º Simpósio Brasil Sul de Avicultura  Empenamento em frangos de corte será tema de palestra de Steve Leeson Anterior

22º Simpósio Brasil Sul de Avicultura Empenamento em frangos de corte será tema de palestra de Steve Leeson

Lançado edital para projeto de zona de processamento de exportação em Imbituba Próximo

Lançado edital para projeto de zona de processamento de exportação em Imbituba

Deixe seu comentário