logo RCN

Famílias recebem escrituras pelo Programa REURB em Maracajá

O sonho de ter o imóvel regularizado se concretizou na terça-feira, dia 29/03, para nove famílias do bairro São Cristóvão, em Maracajá. A entrega foi realizada por meio do Programa de Regularização Fundiária, (REURB).

O sonho de ter o imóvel regularizado se concretizou na terça-feira, dia 29/03, para nove famílias do bairro São Cristóvão, em Maracajá. A entrega foi realizada por meio do Programa de Regularização Fundiária, (REURB).

                Os documentos foram entregues pelo prefeito Anibal Brambila, juntamente com a primeira-dama, Claudete Brambila, a secretária de Administração e Finanças, Rejane Pereira, Flávio Scheffer e Michele Fernandes, responsáveis pelo REURB, e ainda pelo representante da Associação para o Desenvolvimento Habitacional Sustentável de Santa Catarina (ADEHASC), Carlos Augusto Gehm. 

                Segundo o prefeito Anibal Brambila ainda há um número muito grande de terrenos irregulares no município. "O município possuía uma cultura em comercializar terrenos apenas por contrato, mas desde que assumimos a Administração retomamos com o REURB, para auxiliar os moradores a regularizarem suas moradas. Além disso, está sendo feito pela Unesc, a atualização do cadastro imobiliário no município", explica.

                Em seu discurso, o prefeito enalteceu a ação feita pela comissão da REURB e demais envolvidos para que a entrega das escrituras de fato se concretizasse. "Um dos comprometimentos da nossa gestão é atuar intensamente na regularização das propriedades que estão irregulares. Nosso objetivo é assegurar a propriedade aos moradores que há anos esperam pela escrituração do seu imóvel. Dessa forma estamos dando garantia e segurança à nossas famílias, passando o título para quem de fato já é dono", comentou.

                O representante ADEHASC, Carlos Augusto Gehm, comentou que a escritura de um imóvel garante os direitos do proprietário. "Ter o imóvel próprio é o sonho de muitas pessoas, mas, para conseguir construir, reformar ou até acessar linhas de créditos é necessário ter todas as documentações do terreno", disse.

                Maria Doralice de Jesus, reside há 18 anos, na Rua Vergílio João Camargo, e há pelo menos 6 anos, ela e os moradores, que são todos da sua família, vinham lutando para conseguir a regularização. "Hoje é um dia de muita alegria para todos nós, pois ter em mãos esse documento é garantir nossos direitos. É poder de fato chamar de meu, do meu lugar, onde criei meus filhos e onde fizemos nossa história", detalhou.


O que é a REURB?

A Regularização Fundiária Urbana (REURB) é o procedimento através do qual se garante o direito à moradia daqueles que residem em assentamentos informais localizados nas zonas urbanas ou de expansão urbana.

A mesma consiste no conjunto de medidas jurídicas, urbanísticas, ambientais e sociais destinadas à incorporação dos núcleos urbanos informais ao ordenamento territorial urbano e à titulação de seus ocupantes.

Instituto do Meio Ambiente do Estado de Santa Catarina (IMA) lança o 23º Prêmio Fritz Müller Anterior

Instituto do Meio Ambiente do Estado de Santa Catarina (IMA) lança o 23º Prêmio Fritz Müller

Comarca de Turvo destina entrega da campanha Dignidade Menstrual para Clube de Mães Próximo

Comarca de Turvo destina entrega da campanha Dignidade Menstrual para Clube de Mães

Deixe seu comentário