Câmara Regional de Educação alinha ações para 2022
Elaborar o plano de ação para implementação neste ano, definir metas e indicadores para a região e atualizar sobre a plataforma do Movimento Santa Catarina pela Educação. Esses foram os temas de reunião, nesta semana, em Chapecó, da Câmara Regional Oeste do Movimento Santa Catarina pela Educação, que também marcou a retomada dos encontros presenciais.
Elaborar o plano de ação para implementação neste ano, definir metas e indicadores para a região e atualizar sobre a plataforma do Movimento Santa Catarina pela Educação. Esses foram os temas de reunião, nesta semana, em Chapecó, da Câmara Regional Oeste do Movimento Santa Catarina pela Educação, que também marcou a retomada dos encontros presenciais.
A líder do Movimento SC pela Educação, Osnilda Leite, explanou sobre as atividades planejadas para 2022, com foco no ensino profissionalizante e nas três temáticas definidas em 2021: competências para as demandas atuais e futuras, trabalhador do futuro e representatividade e imprensa. "Para cada uma dessas áreas elencamos ações específicas, mas que são integradas, a fim de fortalecer o Movimento, ampliar as parcerias e intensificar a divulgação dos serviços ofertados", frisou.
Entre as iniciativas propostas, estão a realização de eventos, buscar maior aproximação com os parceiros do Movimento, com escolas e com empresas, com a intenção de fortalecer vínculos e atuar de maneira conjunta para incentivar os jovens a permanecerem na escola, buscarem qualificações e estarem preparados para o mundo do trabalho. Neste ano, também será retomado o Dia da Família na Escola no formato presencial, além de expandir a divulgação de oferta de cursos on-line gratuitos disponíveis na plataforma.
O gerente executivo do SESI, SENAI e IEL na regional Oeste, Jardel Carminatti, salientou que Santa Catarina vive o pleno emprego, com o menor índice de desemprego no Brasil (4,3%), e há grande necessidade de pessoas para preencher vagas. "A reunião foi produtiva na discussão principalmente sobre educação profissionalizante. Conforme previsto no planejamento, precisamos atuar em duas frentes: como inserir e capacitar as pessoas que estão com idade e aptas para estarem no mercado de trabalho e agir de maneira preventiva, preparando crianças e adolescentes para o mundo do trabalho". Carminatti comentou, ainda, que o estado possui 13% de pessoas entre 16 e 29 anos que não trabalham e nem estudam - a geração "nem-nem". "No Brasil a média é de 27%. Precisamos atuar também com esse público", enfatizou.
O vice-presidente regional Oeste da FIESC e presidente da Câmara Regional Oeste, Waldemar Schmitz, reforçou a importância do Movimento. "Precisamos estar engajados, pensar, sugerir e agir para resolver as demandas existentes e ter pessoas preparadas para as necessidades atuais e futuras. Atuar com jovens e adultos para que ingressem, se estabeleçam e se mantenham no mercado de trabalho. O Movimento SC pela Educação vem atuando fortemente nessas questões e a reunião desta semana foi altamente produtiva. Temos muitas entidades trabalhando conjuntamente e que contribuem efetivamente com o desenvolvimento, a educação e o crescimento das empresas".
SOBRE A PLATAFORMA
O assessor de Responsabilidade Social da FIESC, Sandro Volpato Faria, mostrou alguns números da plataforma do Movimento SC pela Educação, que foi lançada no ano passado. Neste mês, o portal ultrapassou o número de um milhão de visualizações. São mais de 1,5 mil empresas cadastradas no estado, sendo 212 do oeste. Mais de 13,8 mil oportunidades de trabalho estão registradas, 1,5 mil no oeste. "Temos uma prospecção até dezembro de chegar a 25 mil vagas em todo o estado, com 2,5 mil no oeste", adiantou Faria. Também estão cadastrados 8,5 mil currículos, com projeção de 15 mil até o fim do ano. No oeste, são 503 currículos com intenção de chegar a 900 até o fim de dezembro.
Na plataforma são oferecidos mais de 70 cursos on-line gratuitos. Ainda, foram feitas parcerias com 35 prefeituras para alinhar os serviços disponibilizados com as demandas dos municípios. Na regional oeste da FIESC, foram firmadas parcerias com Maravilha, Pinhalzinho e Xanxerê. A intenção é ampliar os convênios no estado neste ano.
Conheça a plataforma: https://movimentosc.com.br/.
MOVIMENTO SC PELA EDUCAÇÃO
O Movimento Santa Catarina pela Educação tem como propósito uma ação articulada com diversas instituições, a fim de contribuir para o desenvolvimento econômico e social do Estado. É uma iniciativa desenvolvida pela Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (Fiesc) desde 2012, com participação do Sesi e do Senai. Obteve a adesão dos serviços de aprendizagem e social do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (Fecomércio, Senac e Sesc), Agricultura (Faesc e Senar/SC), Transportes e Logística (Fetrancesc, Sest e Senat), além das entidades representativas dos trabalhadores das indústrias e de instituições públicas, como a Secretaria de Estado da Educação e a União dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime-SC).
Deixe seu comentário