logo RCN

Aplicativo lançado pela Epagri mapeia agronegócio catarinense

InfoAgro reúne dados da produção, preços, importação e exportação do setor. Expectativa é de que informações sirvam de subsídio para tomada de decisões A Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri/SC) lançou nesta sexta-feira (29) um aplicativo para smartphones que vai reunir informações sobre o agronegócio catarinense.

Na prática, o InfoAgro concentra dados do setor de diversas fontes e facilita o acesso para produtores, empresários e poder público. A expectativa é de que o conteúdo do aplicativo sirva como subsídio para tomada de decisões, especialmente investimentos.

A ferramenta integra diversos aspectos do setor agropecuário. Entre eles, informações sobre a produção vegetal e animal de Santa Catarina, além de uma ferramenta de consulta a preços dos produtos. O aplicativo também traz dados sobre exportação e importação, políticas públicas e valor bruto de cada produção.

A base de informações é diversa. O aplicativo é alimentado por levantamentos do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Centrais de Abastecimento do Estado de Santa Catarina (Ceasa), Ministério da Economia e Secretaria de Estado da Agricultura e da Pesca.

"É uma ferramenta que possibilita tanto o uso do agricultor, através de preços, safras, insumos, como também do próprio governo, para dar subsídio para políticas, entender qual é a radiografia do agronegócio de Santa Catarina. Conhecer o setor ao qual trabalha, como é essa produção no seu município, na sua região, no Estado como um todo. [...] As tomadas de decisões são em cima da realidade posta. Então, conhecendo as cadeias produtivas, conhecendo a produção do Estado, as indústrias podem decidir por investir mais, ou investir menos", disse a presidente da Epagri, Edilene Steinwandter.

O InfoAgro está disponível para download gratuito em celulares Android. A partir da primeira semana de abril, a versão para iOS será disponibilizada, também de forma gratuita. A medida vai de encontro com a decisão do governo do Estado de fazer uma gestão sem papel.




Anterior

Professora de Lauro Muller condenada por realizar campanha eleitoral quando estava de atestado médico

Presidente recebe visita de membros do Fórum de Segurança Próximo

Presidente recebe visita de membros do Fórum de Segurança

Deixe seu comentário