logo RCN

Regularização Urbana: informe-se na Prefeitura

A busca pela regularização do imóvel tem sido cada vez mais frequente por moradores em Balneário Arroio do Silva. Secretaria de Planejamento Urbano e Comissão Municipal de Regularização Fundiária estão à disposição para esclarecer eventuais dúvidas e informar as áreas que não possuem impedimento para serem regularizadas no município

Secretaria de Planejamento Urbano e Comissão Municipal de Regularização Fundiária estão à disposição para esclarecer eventuais dúvidas e informar as áreas que não possuem impedimento para serem regularizadas no município

Balneário Arroio do Silva

A busca pela regularização do imóvel tem sido cada vez mais frequente por moradores em Balneário Arroio do Silva. A Administração Municipal em parceria com instituições privadas tem promovido a Regularização Fundiária Urbana (Reurb), contemplando comunidades como aconteceu na entrega de escrituras das comunidades de: Mangueirinha, Costa do Marfim, Sol Poente e Praia da Caçamba. Além de outras localidades em que a Reurb encontra-se em andamento como a Praia do Pescador, Praia do Melão e Praia do Maracujá. O trabalho vem sendo realizado em conjunto, com análise constante pela Comissão Municipal de Regularização Fundiária Urbana - que é formada por servidores públicos que analisam caso a caso de acordo com a Lei, com as áreas do município e todos os demais requisitos legais.  

No entanto, paralelo às ações coletivas, muitos moradores têm procurado regularizar seu terreno de maneira individual/independente. "A regularização individual não é possível por meio de Reurb já que esse procedimento é atribuído pela Lei como uma ferramenta coletiva de regularização urbana. Assim sendo, o proprietário que possui seu terreno sem escritura pode ir em busca da regularização do núcleo urbano, o qual está inserido", explica a assessora jurídica da prefeitura, Paula de Bem.

A Prefeitura lança ainda um alerta: nem todas as áreas do município podem ser regularizadas. Por isso, antes dos moradores/proprietários iniciarem o processo, é importante obter informações no departamento de Planejamento Urbano do município e/ou com a Comissão Municipal de Regularização Fundiária Urbana. É importante que o proprietário cheque na Prefeitura se não há impedimento na área e se realmente é possível regularizar o imóvel em questão.

"Há uma série de critérios e documentos que precisam ser levantados e analisados para ter certeza de que o imóvel pode ser regularizado. Por isso, é importante comparecer na prefeitura para se informar sobre a área", frisa o secretário de planejamento urbano, Jorge Freitas.

O setor de planejamento urbano fica localizado na Prefeitura, com atendimento das 12h às 18h. Mais informações também por meio do telefone 48 3526 1445.

Destacamento da PM do Arroio recebe doação de computador Anterior

Destacamento da PM do Arroio recebe doação de computador

Alunos matriculados na rede municipal recebem kit alimentação Próximo

Alunos matriculados na rede municipal recebem kit alimentação

Deixe seu comentário