Binômios do Corpo de Bombeiros Militar de SC recebem certificação nacional
Hospital de Praia Grande se prepara para implantar serviço de Eletroconvulsoterapia

O Hospital Nossa Senhora de Fátima (HNSF) deu mais um passo importante para se consolidar como referência em saúde mental no Sul do país. Tratamento de neuromodulação tem apresentado melhora imediata em casos psiquiátricos graves
Tratamento de neuromodulação tem apresentado melhora imediata em casos psiquiátricos graves
O Hospital Nossa Senhora de Fátima (HNSF) deu mais um passo importante para se consolidar como referência em saúde mental no Sul do país. A instituição está em fase de preparação para a implantação do serviço de Eletroconvulsoterapia (ECT), um tratamento de neuromodulação reconhecido por sua eficácia em casos graves de transtornos psiquiátricos, como depressão resistente, catatonia, psicose e esquizofrenia.
Para garantir a qualificação da equipe, o renomado psiquiatra de Brasília João Armando esteve no hospital por três dias, na última semana, ministrando um treinamento intensivo. O objetivo foi capacitar médicos, enfermeiros e demais profissionais para a realização segura e eficaz do procedimento.
A previsão é que o HNSF ofereça o tratamento ainda neste semestre para os pacientes encaminhados pelo SUS e particular.
Eficácia de até 80% e segurança do tratamento
Apesar de ser um procedimento existente há décadas, a Eletroconvulsoterapia sofreu forte estigmatização ao longo dos anos, especialmente por representações distorcidas no cinema. No entanto, a técnica evoluiu significativamente, tornando-se um tratamento seguro e eficaz quando bem indicado e aplicado.
“O tratamento faz parte de um conjunto de estratégias-chave para a recuperação de pacientes que não respondem aos medicamentos convencionais. Quando bem indicado e aplicado, a ECT apresenta taxas de melhora de até 80%”, explica o médico psiquiatra do HNSF Luis Felipe Jardim.
Além disso, a modernização do procedimento trouxe ainda mais segurança aos pacientes, sendo amplamente respaldado por entidades médicas. “A ECT passou por muitas modificações ao longo dos anos e hoje conta com um forte respaldo do Conselho Federal de Medicina e da Associação Brasileira de Psiquiatria. Trata-se de um procedimento que salva muitas vidas e, em alguns casos, se torna a única opção terapêutica eficaz”, destaca João Armando.
Hospital avança rumo à excelência em psiquiatria intervencionista
A implantação do serviço de Eletroconvulsoterapia integra um plano maior do hospital, que vem investindo na ampliação da ala psiquiátrica e na implementação de tratamentos inovadores.
“A iniciativa faz parte de um projeto maior da instituição, que busca não apenas a ampliação estrutural da ala psiquiátrica, mas também a implementação de tratamentos modernos e de excelência. Com essa nova abordagem, o Hospital Nossa Senhora de Fátima reafirma seu compromisso com a saúde mental, oferecendo alternativas terapêuticas inovadoras para pacientes que necessitam de cuidados especializados”, afirma o diretor da Associação Hospitalar Nossa Senhora de Fátima, Jean Gonçalves.
João Armando ressalta que a instituição caminha para se tornar um referência na psiquiatria intervencionista. O médico se mostrou impressionado pela iniciativa visionária, já que trata-se de um procedimento restrito quase sempre a grandes cidades. “O avanço do Hospital de Praia Grande é notável. Com esse investimento em tecnologia e capacitação, certamente ele se tornará um centro de referência na área para o Sul do país”, conclui.
Deixe seu comentário