logo RCN

Secretário de Estado da Saúde conhece demandas da Regional de Araranguá

O Secretário de Estado da Saúde de Santa Catarina, João Paulo Kleinubing, esteve nesta quarta-feira, dia 8, conhecendo a realidade da Regional de Araranguá. Acompanhado do Secretário de Desenvolvimento Regional de Araranguá, Ademir da Silva e da Gerente Regional de Saúde da 22ª SDR, Patrícia Gomes Jones Paladini, visitaram o Hospital Regional de Araranguá.

 

A diretora geral da unidade Ana Maria de Almeida Dantas mostrou a parte física e o funcionamento do HRA, que possui 116 leitos para internação, 10 leitos de UTI/Adulto, pronto socorro, centro cirúrgico, centro obstétrico, centro de diagnostico de imagem, ambulatórios, farmácia, laboratório de análises, entre outras salas.

Com a presença de autoridades políticas e representantes da comunidade, foi relatado ao Secretário de Saúde que falta resolutividade no HRA. O Secretário de Saúde propôs que a Gerência Regional de Saúde da SDR realize junto aos seis pequenos hospitais da região um levantamento das situações onde o paciente é encaminhado ao HRA e retorna ao município de origem sem sanar seu problema. “Com dados e números conseguiremos cobrar da atual administração do HRA a solução. Já que eles recebem 3,6 milhões/mês para administrar a unidade”, disse Kleinubing.

 Outro fato lembrado pelo Secretário foi à ampliação da UTI. A região Sul contará com 50 leitos de UTI (somada as 10 novas do HRA), mas para resolver a demanda seriam necessários mais 30 leitos.

A ortopedia foi outro assunto debatido na reunião. Os presentes pediram atenção especial do Secretário Estadual da Saúde, já que os casos de média e alta complexidade não estão sendo resolvidos no hospital e os pacientes acabam tendo que se deslocarem para outras cidades.

 Policlínica

 O Secretário de Desenvolvimento Regional de Araranguá, Ademir da Silva, lembrou a todos que a obra da Policlínica - que está sendo construída anexa ao HRA – beneficiará aproximadamente 180 mil habitantes do Extremo-Sul, com atendimento SUS em regime ambulatorial eletivo, disponibilizando atendimento adulto e infantil. “A Policlínica terá alta resolutividade em diagnóstico, ou seja, o paciente realizará a consulta e sairá diagnosticado, e com o tratamento recomendado. Além disso, a Policlínica terá atendimento humanizado e de qualidade”, detalha Ademir da Silva.

O investimento da obra será de R$ 11,2 milhões, sendo 8,2 milhões investidos na estrutura física e mais R$ 3 milhões na compra de equipamentos. A obra está inclusa no Pacto pela Saúde.

Reunião SDR

Ainda no período da manhã, o Secretário de Estado da Saúde de Santa Catarina, João Paulo Kleinubing, esteve na SDR, onde se reuniu com representantes dos seis hospitais da região (Hospital Dom Joaquim de Sombrio; Hospital São Judas Tadeu de Meleiro; Hospital São Roque de Jacinto Machado; Hospital São Sebastião de Turvo; Hospital Santo Antônio de Timbé do Sul e Hospital Nossa Senhora de Fátima de Praia Grande).

 Todos os representantes relaram a atual situação dos pequenos hospitais e pediram apoio do Governo do Estado para continuarem mantendo o atendimento e conseqüentemente desafogar o HRA. “O governo já entendeu que precisa dos hospitais filantrópicos, por isso estamos conhecendo a realidade de todo o Estado, para posteriormente verificarmos uma forma de ajudá-los”, explicou João Paulo.

 O hospital de Praia Grande informou que possui uma área física para implantar uma sala de psiquiatria e o de Jacinto Machado uma de geriatria, em ambos os casos o Secretário da Saúde se comprometeu em agilizar o processo (burocrático) para a implantação.

 Visitas

 No período da tarde a visita iniciou pela prefeitura de Turvo, onde o Secretário foi recebido pelo prefeito em exercício Tiago Zilli. Em seguida, a comitiva foi ao Hospital São Sebastião, onde Kleinubing ficou surpreso com a estrutura.

O médico cardiologista Roberto Salvaro, mostrou a sala de tomografia, onde existe um aparelho que foi doado pelo governo, porém está com problemas. Além disso, a atual demanda da unidade hospitalar está na melhoria das camas e móveis. “O tomógrafo será muito importante para a região, por isso vou verificar a disponibilidade para arrumar o aparelho ou então ver a possibilidade de um novo”, declarou Secretário de Saúde. O objetivo do hospital é ser referência em maternidade e centro cirúrgico.

 Fechando a agenda, aconteceu a visita ao Hospital São Judas Tadeu de Meleiro - segundo no Estado em número de cirurgias eletivas. Conforme o presidente da Associação, Osmar Minatto, no ano passado foram realizadas 902 cirurgias eletivas, e a previsão para este ano é ultrapassar as mil. O hospital conta atualmente com 40 médicos. “Temos 55% em ocupação de leitos e atendemos cerca de 60% SUS”, relatou Osmar.

 João Paulo Kleinubing reconheceu a importância do trabalho realizado pelos pequenos hospitais e falou que pretende retornar a região para conhecer os demais hospitais. “Retorno à capital satisfeito com a visita na região de Araranguá. Sabemos que há muito o que melhorar, porém temos que reconhecer e ajudar aqueles que já fazem muito com tão pouco”, finalizou.

 Participaram das visitas e reuniões os deputados estaduais José Nei Ascari e José Milton Scheffer, o Secretário de Articulação Nacional, Acélio Casagrande, o prefeito de Araranguá, Sandro Maciel, Tiago Ziili prefeito em exercício de Turvo, Jonnei Zanete prefeito de Meleiro, o prefeito de Sombrio Zênio Cardoso, vereadores e lideranças da região.

 

TEBALDI É ELEITO VICE-PRESIDENTE DE COMISSÃO QUE DISCUTIRÁ O FIM DOS TERRENOS DE MARINHA Anterior

TEBALDI É ELEITO VICE-PRESIDENTE DE COMISSÃO QUE DISCUTIRÁ O FIM DOS TERRENOS DE MARINHA

Próximo

Moda promove curso para a terceira idade

Deixe seu comentário