logo RCN

Sebrae/SC e ACIC reforçam parceria com a Junior Achievement

Inspirar jovens a empreender, tanto na vida profissional como pessoal, é objetivo da Junior Achievement, que tem o Sebrae/SC e a Associação Comercial e Industrial de Chapecó (ACIC) dentre as empresas mantenedoras em Santa Catarina. No ano passado, foram atendidos 25.320 jovens em 259 cidades do Estado, com participação de 421 voluntários. Chapecó foi o município mais atendido, com 2.279 jovens atendidos, seguido de Brusque (2.082), Joinville (1.395) e Criciúma (1.024).

Inspirar jovens a empreender, tanto na vida profissional como pessoal, é objetivo da Junior Achievement, que tem o Sebrae/SC e a Associação Comercial e Industrial de Chapecó (ACIC) dentre as empresas mantenedoras em Santa Catarina. No ano passado, foram atendidos 25.320 jovens em 259 cidades do Estado, com participação de 421 voluntários. Chapecó foi o município mais atendido, com 2.279 jovens atendidos, seguido de Brusque (2.082), Joinville (1.395) e Criciúma (1.024).

            Os dados foram apresentados na última semana, na ACIC. Participaram o presidente do Conselho Executivo da Junior Achievement e diretor técnico do Sebrae/SC, Luc Pinheiro, o gerente regional do Sebrae/SC no oeste e extremo oeste, Udo Trennepohl, o primeiro vice-presidente da ACIC, Helon Rebelatto, o diretor executivo, Fabio Luis Magro, a secretária executiva, Taisa Bonassi Brassanini, e o diretor executivo da Junior Achievement de SC, Evandro Badin.

"A pandemia trouxe desafios, mas nos ensinou muito e permitiu, por meio das atividades on-line, ampliar o número de jovens atendidos. As ações virtuais passam, agora, a fazer parte do dia a dia da organização, juntamente com a volta das ações presenciais. A missão da Junior Achievement é preparar e inspirar jovens a empreender, tanto na vida profissional como pessoal, em mais de 100 metodologias próprias a entidade foca no método aprender-fazendo, tanto nas atividades on-line, assim como nas presenciais", destacou Luc Pinheiro ao fazer um comparativo de complementariedade com a atuação do Sebrae/SC em fomentar o empreendedorismo, impulsionar as pequenas empresas e criar ambientes favoráveis aos negócios em todas as regiões do Estado.

Para Helon Rebelatto, por meio dos programas é possível transformar o mundo. "É por meio de atitudes como essa que conseguiremos ter uma nação como sonhamos. Com o trabalho de todos que abraçam o projeto, toda a sociedade ganha".

            Badin explanou sobre a atuação da Junior Achievement antes da pandemia, quando eram realizadas ações presenciais em empresas e em escolas e atividades virtuais apenas nos programas "JA Innovation Camp", "JA Startup" e "Meu Dinheiro, Meu Negócio", além de palestras sobre empreendedorismo, inovação e voluntariado. A atuação era focada em 17 metodologias direcionadas a jovens entre 8 e 25 anos de idade. "A partir de março de 2020 foi necessária uma revisão no formato de atuação, acelerando a transformação digital das metodologias, investimentos em tecnologias, aprendizados e antecipação de futuros", frisou.

A Junior Achievement passou a atuar no formato 100% virtual, com atividades em menor tempo de aplicação através de lives e exercícios de fixação feitos em plataforma on-line ou diretamente pelos educadores. Também foi feita revisão e redução do número de metodologias propostas e diminuição natural no número de voluntários corporativos e educadores, focando na participação de especialistas nos temas. O foco se manteve centrado nas temáticas mundiais: empreendedorismo, literatura financeira e preparação para o mundo do trabalho.

Neste ano, as atividades voltarão a ser presenciais em todo o Estado, mas em novo formato. Os educadores e voluntários terão material digital completo para a aula, sendo disponibilizado aos alunos acesso ao material apresentado e aos exercícios de fixação e certificado digital. A duração das aulas será reduzida para três horas/aulas, com mais uma hora de atividades complementares que pode ser feita em sala de aula, na empresa ou como tarefa de casa. "Continuaremos com as lives, que serão conduzidas pela Junior Achievement ou por voluntários e educadores. Neste formato os alunos também recebem certificado digital, porém a duração será um pouco menor com apenas duas horas, mais uma hora e meia de atividades complementares para ser cumprida fora do horário curricular", explica Badin.

PROGRAMAS

Para este ano, as metodologias disponibilizadas são os programas: "Economia Pessoal", "Aprender, Pra Quê?", "Gestão de Projetos, Habilidades para a Vida", "Conectado com o Amanhã", "As Vantagens de Permanecer na Escola" e "Nosso Planeta, Nossa Casa" para o ensino fundamental; e "Meu Dinheiro, Meu Negócio", "O Futuro do Trabalho", "JA Startup" e "Innovation Camp" para o ensino médio.

Badin ressaltou que, com a crescente demanda por novos profissionais na área de tecnologia da informação, a Junior Achievement Brasil (JA Brasil) abriu novas turmas para o programa gratuito TECH.JÁ de capacitação profissional. O curso tem apoio do Google.org e do BID Lab e oferece 710 vagas convertidas em bolsas de estudo a alunos da rede pública que concluíram o ensino médio, tenham entre 18 e 29 anos e renda de até dois salários mínimos por pessoa da família. Para Santa Catarina estão abertas 60 oportunidades e as inscrições podem ser feitas até domingo (13), pelo site: https://jabrasil.org.br/ti.

SOBRE A JUNIOR ACHIEVEMENT

Presente em mais de 100 países, a Junior Achievement atende em média 10,5 milhões de pessoas ao ano. Em Santa Catarina, já envolveu 17,5 mil voluntários nos programas da entidade em centenas de escolas e instituições de 259 cidades, um trabalho que já beneficiou 684 mil jovens, desde sua fundação no Estado em 1997.

Criada em 1919, a organização social, sem fins lucrativos, tem como missão inspirar jovens a empreender, despertando neles o espírito dinâmico. É mantida e administrada por empresas privadas que apoiam com recursos financeiros e cedem voluntários que podem transferir suas experiências, aplicando os programas nas escolas, entidades e nas próprias companhias mantenedoras para seus filhos, familiares, aprendizes, estagiários e treinees.

Produtores de leite do sul participam de visitas técnicas em unidades demonstrativas Anterior

Produtores de leite do sul participam de visitas técnicas em unidades demonstrativas

Carlos Moisés destaca municipalismo e investimentos históricos na mensagem anual aos deputados Próximo

Carlos Moisés destaca municipalismo e investimentos históricos na mensagem anual aos deputados

Deixe seu comentário