logo RCN

Região inicia o ano com saldo positivo de empregos formais

Na soma, os 12 municípios que formam a Região Carbonífera contabilizaram 411 postos de trabalho com carteira assinada adicionados em janeiro

A Região Carbonífera começou o ano com 411 novos postos de trabalho com carteira assinada, segundo os dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Novo Caged), divulgados nesta quinta-feira, 10, pelo Ministério do Trabalho e Previdência. Na soma, os 12 municípios que formam a região contabilizaram 7.431 contratações, contra 7.020 desligamentos em janeiro.

Com o desempenho obtido durante o mês, são 7.564 novas vagas formais adicionadas nos últimos 12 meses, chegando a um estoque de 141.444 empregos. "Os números demonstram que o aquecimento da economia e, consequentemente a geração de emprego e renda, se mantém. Ao mesmo tempo, reforçam o otimismo para o decorrer do ano", avalia o presidente da Associação Empresarial de Criciúma (Acic), Valcir José Zanette.

Ele lembra que o Produto Interno Bruto (PIB) de 2021 já refletiu a recuperação da economia brasileira, ao apresentar crescimento de 4,6%. "A expectativa para 2022 é de um desempenho ainda melhor, movido principalmente pela força da classe empresarial, que continua investindo, apesar de todas as dificuldades", ressalta.


Criciúma lidera

Entre os municípios da Região Carbonífera, foi de Criciúma o melhor desempenho, com 326 vagas acrescentadas em janeiro e 4.684 nos últimos 12 meses. Nova Veneza e Orleans, ambas com 63 novos empregos adicionados, além de Forquilhinha (60), Morro da Fumaça (42), Treviso (19) e Balneário Rincão (17) contribuíram para que a região terminasse janeiro com saldo positivo.


Mais vagas no setor de serviços

Considerando os segmentos, o setor de serviços foi o responsável pelo maior número de novas vagas geradas em janeiro na região, com 323, seguido pela indústria, com 278, e a construção, com 62.

Ainda assim, a indústria mantém o maior estoque de empregos, com 59.595 pessoas empregadas. O setor de serviços vem a seguir, com 44.987, enquanto o comércio fecha a lista dos três primeiros, com 29.317. Ao todo, a região conta com 141.444 postos de trabalho formalizados.

 

IMA concede licença ambiental para unidade industrial da Nestlé Purina em Vargeão Anterior

IMA concede licença ambiental para unidade industrial da Nestlé Purina em Vargeão

4 curiosidades sobre energia solar que poucos conhecem Próximo

4 curiosidades sobre energia solar que poucos conhecem

Deixe seu comentário