logo RCN

Fórum de Segurança de Araranguá lança campanha contra esmola e realiza ação de abordagem

Batizada de Ação Recomeço, foi realizada na manhã desta terça-feira, 26, uma série de abordagens a moradores de rua. A ação, realizada pela Secretaria de Assistência Social e pelas Polícias Militar e Civil, já é um resultado da reativação do Fórum de Segurança.

Batizada de Ação Recomeço, foi realizada na manhã desta terça-feira, 26, uma série de abordagens a moradores de rua. A ação, realizada pela Secretaria de Assistência Social e pelas Polícias Militar e Civil, já é um resultado da reativação do Fórum de Segurança. Os resultados desta ação foram apresentados em entrevista coletiva, realizada na sede da Aciva (Associação Empresarial de Araranguá e do Extremo Sul Catarinense). Ao todo 35 pessoas foram abordadas, das quais 9 aceitaram a internação e 3 aceitaram restabelecer o vínculo familiar e estão voltando para as suas cidades. Esta ação deverá ser realizada novamente. Além desta iniciativa, também foi lançada uma campanha contra a esmola.

De acordo com a secretária de assistência social, Dione Césa, o número de abordagens e a aceitação foram considerados positivos. Ela reforçou que este já é um trabalho feito pela secretaria. “Nós temos o equipamento Creas, que é o equipamento responsável pelas maiores vulnerabilidades. A ação foi muito bem sucedida, com vários encaminhamentos de internação, alguns encaminhamentos para as cidades de origem. Foi muito importante fazer o dever de casa”, disse. A secretária de saúde de Araranguá, Daiane Biff, também participou da coletiva de imprensa.

Já o comandante do 19º Batalhão de Polícia Militar, tenente-coronel Marcelo Zanette, ressaltou que a união das entidades fez com que uma série de ações fossem iniciadas. “De forma isolada, todos já realizam este trabalho de abordagem. Esta ação de hoje foi importante para criarmos esta união”, falou. O delegado regional de polícia, Diego de Haro, também acompanhou a entrevista coletiva, assim como a presidente da CDL de Araranguá, Dalva Lemme, e os vereadores Lena Périco e Jair Anastácio

Campanha contra esmola

Além da ação de abordagem, uma campanha contra a esmola também foi lançada. A ideia é de que esta seja uma campanha de conscientização, para que as população entenda que a esmola não é salutar. O publicitário Vicente Damiani, da Talk Propaganda, foi o responsável pela criação da campanha e reforçou que a ideia é mostra a população que uma série de serviços públicos já atendem os moradores de rua. “Existe todo um atendimento a essa pessoa, que pode pedir a internação, o auxílio, a reconstrução do laço familiar. A campanha vai mostrar que as pessoas devem orientá-los a procurar os órgãos competentes e não dar esmolas”, explicou.

O presidente da Aciva, Édio Kunhasly Júnior, lembrou que a reativação do Fórum surgiu das demandas dos associados da Aciva mas também de outras entidades. Desde então, uma série de reuniões tem sido realizadas para planejar as ações que foram realizadas e as que estão por vir. “Além da questão dos moradores em situação de rua, nosso objetivo é conscientizar a população de que existem instrumentos que ajudam a dar um encaminhamento correto e que de fato ajuda estas pessoas”, falou. O presidente ainda reforçou que esta foi uma primeira ação de outras que também serão realizadas pelo Fórum de Segurança.

AMESC e estado unem forças para capacitação de guias na região Anterior

AMESC e estado unem forças para capacitação de guias na região

Administração de Balneário Gaivota inaugura a Avenida Beira Mar Norte Próximo

Administração de Balneário Gaivota inaugura a Avenida Beira Mar Norte

Deixe seu comentário