Associação Caminho da Gratidão representa o extremo sul catarinense em São Paulo
A Associação dos Amigos do Caminho da Gratidão marcou presença na ExpoCatólica, em São Paulo, representando o extremo sul catarinense.
A Associação dos Amigos do Caminho da Gratidão marcou presença na ExpoCatólica, em São Paulo, representando o extremo sul catarinense. O evento, que atraiu representantes do turismo religioso de todo o Brasil, contou com a participação especial de membros de Sombrio (SC) e Torres (RS,) além de 32 representantes do setor de todo o
estado de Santa Catarina.
A delegação foi convidada pelo secretário de Turismo do Estado de Santa Catarina, Evandro Neiva, e incluiu José Heriberto de Oliveira, José Macário Ábel, Káry Aparecida Ferreira e Marinei Gomes Santos, representando a Paróquia de Santo Antônio de Pádua de Sombrio e o município local.
Durante a feira, realizada de 4 a 7 de julho, a Associação aproveitou para promover o Caminho da Gratidão, um trajeto de peregrinação que se estende por 420 km, desde Torres no Rio Grande do Sul até Nova Trento em Santa Catarina, no Santuário de Santa Paulina.
O caminho, que passa por 19 cidades, é totalmente sinalizado e oferece ao peregrino todas as informações necessárias para uma experiência completa e espiritualmente enriquecedora.
O turismo de peregrinação tem ganhado destaque como uma tendência emergente no setor, especialmente no contexto pós-pandemia, que ressaltou a busca por atividades ao ar livre e experiências que promovam o desenvolvimento espiritual e físico. A participação da associação na ExpoCatólica foi focada na distribuição de materiais promocionais, interação com agências de turismo e encontros com representantes internacionais, como os do Caminho Jacobeo, da Espanha, e do Santuário de Fátima, de Portugal.
Além das atividades promocionais, o grupo participou de um meet apresentado pela Secretaria de Turismo de Santa Catarina, que atraiu um grande público. Santa Catarina, aliás, se destacou na feira com a realização de um desfile temático centrado em figuras emblemáticas como Santa Paulina e o Divino Espírito Santo.
O evento também foi marcado por momentos de profunda espiritualidade, incluindo a celebração de uma missa que atraiu um grande número de fiéis, consolidando a presença significativa de Santa Catarina no cenário do turismo religioso nacional.
Deixe seu comentário