logo RCN

5 dicas de leitura que ensinam sobre empreendedorismo

Especialista indica livros que inspiram empreendedorismo, inovação e tecnologia para planejar os negócios

Em agosto de 2021, o Brasil registrava 1,3 milhão de lojas online e um crescimento anual de 40% na expansão do e-commerce, segundo o Perfil do E-commerce Brasileiro, elaborado pelo PayPal. São centenas de novos negócios online criados todos os dias e empreender no mundo virtual exige estratégias para se diferenciar da concorrência, desde a divulgação de produtos, até a logística de distribuição e o suporte no pós-venda. Buscar inspiração em histórias bem sucedidas pode, portanto, ser um bom 'start' para o planejamento dos negócios em 2022 e para alcançar o sucesso.

Pensando nisso, Franklin Bravos, CEO da Signa, startup de soluções digitais que já profissionalizou mais de 500 e-commerces, elencou cinco sugestões de leitura que abordam diferentes perspectivas sobre e-commerce e ensinam sobre inovação, empreendedorismo e tecnologia. Confira:


1. Satisfação Garantida -- Tony Hsieh

Não é novidade que, para conquistar e fidelizar clientes, os negócios devem investir na satisfação do consumidor. No livro Satisfação Garantida, de Tony Hsieh, o autor aborda questões sobre Customer Success (CS). CEO da empresa online de sapatos Zappos, ele relata algumas das metodologias revolucionárias que criou para atender a necessidade de seus consumidores. "Traz a lição de que o sucesso dos negócios está totalmente ligado às condições oferecidas ao consumidor. Proporcionar uma experiência única, focada nas necessidades do cliente, ajuda na construção de vínculos e na fidelização", acrescenta Bravos.


2. A Loja de Tudo: Jeff Bezos e a Era da Amazon -- Brad Stone

Se você está à procura de uma dose de inspiração sobre empreendedorismo e perseverança, essa leitura poderá fazer sentido. "A Loja de Tudo", livro escrito por Brad Stone, relata a história da Amazon, além de trazer a biografia de seu criador, Jeff Bezos. A obra traz depoimentos inéditos de amigos, familiares, colaboradores e ex-funcionários e descreve os movimentos do empresário para alcançar novos mercados e fazer o negócio crescer -- até se tornar uma das empresas mais poderosas do mundo. "É uma verdadeira lição para quem quer criar uma loja virtual", garante o CEO.


3. Por dentro do Alibaba -- Porter Erisman

Entender como administrar um e-commerce e aprender técnicas de vendas de empresas chinesas poderá ser descomplicado com a leitura do livro "Por dentro do Alibaba: como a maior empresa de e-commerce do mundo está mudando os rumos dos negócios on-line". O autor foi um dos primeiros funcionários ocidentais do Alibaba e chefe da área de relações públicas e marketing internacional da empresa durante vários anos. "O Alibaba é um dos e-commerces mais influentes do mundo, que dita diversas tendências de gestão e dá grandes lições sobre como vencer a concorrência", indica o especialista.


4. Sem Limites -- José Eduardo Costa

Como um pequeno comércio de sapatos se tornou um dos maiores e-commerces da América Latina? Essa pergunta é respondida no livro "Sem Limites: do pequeno comércio de sapatos ao maior e-commerce esportivo da América Latina", de José Eduardo Costa, que traz a história da Netshoes. "A obra conta como foi a migração da loja de rua para o comércio eletrônico, os principais desafios enfrentados pelos seus empreendedores e traz insights sobre como integrar o varejo físico e virtual", explica Bavos.


5. Negócios Digitais -- Alan Pakes

Outra boa leitura para empreendedores do e-commerce é o livro "Negócios Digitais", de Alan Pakes. Na obra, o autor traz lições sobre como aproveitar o digital para empreender e inovar, além de focar a metodologia no desenvolvimento da mente empreendedora. "Se você procura entender mais sobre marketing digital, gestão, vendas online e relacionamento com o cliente, essa indicação poderá alavancar seu conhecimento e os resultados do seu e-commerce", afirma o executivo.


Sobre a Signa

Fundada em 2005 na cidade de Blumenau/SC, a Signa é uma empresa de soluções digitais e uma das principais especialistas na plataforma de e-commerce Magento do Brasil. Por muitos anos, o foco da Signa foi o desenvolvimento de e-commerces em projetos sob demanda e nomes como Melissa, Rider, Ipanema, Tigre, Fiat e Brandili já fizeram parte do seu portfólio. Nos últimos anos, lançou o Signashop, uma solução para quem deseja ter uma loja virtual de qualidade, com um investimento justo. Além do Signashop, que atualmente é o principal produto da empresa, a Signa está em um abrangente processo de expansão. O espaço físico foi ampliado, assim como o quadro de funcionários. O leque de produtos, serviços e soluções também foi estendido.

Santa Catarina começa 2022 com segunda maior geração de empregos do Brasil Anterior

Santa Catarina começa 2022 com segunda maior geração de empregos do Brasil

A guerra e os insumos agrícolas Próximo

A guerra e os insumos agrícolas

Deixe seu comentário