logo RCN

Aluno de Maracajá conquista medalha de ouro na Olimpíada Brasileira de Matemática

A OBMEP (Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas) premiou mais de mil estudantes de todo o Brasil com a medalha de ouro na maior cerimônia de sua história, realizada na última semana (dia 05/06), em Florianópolis.

A OBMEP (Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas) premiou mais de mil estudantes de todo o Brasil com a medalha de ouro na maior cerimônia de sua história, realizada na última semana (dia 05/06), em Florianópolis. Um dos medalhistas foi Pablo Dal Toé Boza, que compareceu à cerimônia para receber pessoalmente a premiação. Ele estuda no 8º ano da Escola de Educação Básica Municipal 12 de Maio, em Maracajá.

O estudante da rede municipal de ensino de Maracajá, foi à premiação acompanhado do diretor de Educação, Daniel de Souza, da diretora da escola, Aline Mello Rosso, e da professora Michele Nolla.

Bastante orgulhoso, o estudante fez questão de levar consigo a bandeira do município e comentou sobre sua preparação para as provas. “A prova é dividida em duas fases, a primeira em junho e a outra em outubro, e desde janeiro/2022 eu já vinha estudando, cerca de uma hora por dia. Para estudar busquei provas antigas, já que a OBMEP é realizada desde 2005, e assim fui me aperfeiçoando e me senti pronto para fazer as provas”, detalha.

Pablo revela sua surpresa ao ganhar a medalha de ouro. “Quando fiz a segunda prova, sai com aquele sentimento de dúvida, se seria prata ou ouro, estava sinceramente esperando a prata, quando entrei no site, foi uma surpresa e um momento de grande emoção. Foi muito gratificante, foi a recompensa de todo o meu esforço”, disse. 

Admiração pelos números

O estudante da Escola 12 de Maio revelou sua paixão pela Matemática. “Sempre foi a minha disciplina favorita, e vi na OBMEP uma oportunidade de conhecimento. Agora é só comemorar e seguir estudando. Agradeço a professora Michele por sempre me incentivar e apoiar”, concluiu Pablo.

Pablo concorrerá novamente este ano, sendo que já realizou a prova da primeira fase.

Para o prefeito, Anibal Brambila, esse é um dos resultados do olhar especial que a Administração Municipal tem destinado à Educação. “O resultado dessa premiação reafirma o trabalho que estamos desenvolvendo nas escolas do município, onde nestes 2,5 anos estamos investindo na recuperação dos espaços físicos das escolas, investindo em material didático, qualificando os profissionais da área, entre muitos outros investimentos”, relatou.

O diretor de Educação Daniel de Souza parabenizou o estudante pelo prêmio. “Ficamos honrados em ver um aluno da rede municipal de ensino se destacando em nível nacional. Parabenizamos o Pablo pelo empenho, a direção e a professora pela dedicação em fazer a diferença na vida dos nossos estudantes", finalizou 

Sobre a OBMEP

 

Criada e realizada pelo IMPA, com apoio da SBM (Sociedade Brasileira de Matemática), a competição é promovida com recursos do Ministério da Educação (MEC) e do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI). Destinada a estudantes do 6º ano do Fundamental ao 3º ano do Médio, a OBMEP estimula o estudo da Matemática e identifica jovens talentos da disciplina. Outros objetivos da iniciativa são promover a inclusão social por meio da difusão do conhecimento e contribuir para a melhoria da qualidade da educação básica, permitindo que mais alunos brasileiros acessem material didático de qualidade.

Matrículas para Educação de Jovens e adultos começam na próxima segunda-feira em Santa Catarina Anterior

Matrículas para Educação de Jovens e adultos começam na próxima segunda-feira em Santa Catarina

Projeto de Lei que cria o Universidade Gratuita terá tramitação conjunta para acelerar análise e votação na Alesc Próximo

Projeto de Lei que cria o Universidade Gratuita terá tramitação conjunta para acelerar análise e votação na Alesc

Deixe seu comentário