logo RCN

Bocha é tradição e esporte que reúne amigos na beira da praia

Numa manhã de sábado, com um pouco de vento a mais do que o normal, estive na beira da praia para encontrar um grupo de amigos, que no início era para jogar bocha e confraternizar na beira da praia.

Você já ouviu falar em Bocha? O esporte tem como instrumentos principais bolas parecidas com as de boliche; e a maneira de jogar é simples e interessante. É praticado há vários séculos por muitos países e seu surgimento se deu no antigo Império Romano. De lá para cá, sofreu algumas alterações, mas é tratado atualmente como um esporte de prestígio internacional.

A prática da bocha foi trazida aos estados de São Paulo, Santa Catarina e Rio Grande do Sul pelos imigrantes vindos da Itália. Isso fez com que fossem pioneiros do esporte no Brasil e contassem com vários apaixonados pela prática.

Numa manhã de sábado, com um pouco de vento a mais do que o normal, estive na beira da praia para encontrar um grupo de amigos, que no início era para jogar bocha e confraternizar na beira da praia. O grupo que hoje conta com aproximadamente 30 pessoas, mas já foi bem maior, iniciou em 1995. Uma lista confeccionada pelo senhor Élcio, tinha mais de 100 nomes com pessoas de vários lugares: Quarai, Uruguaiana, Santa Maria, do Matogrosso, das cidades próximas Turvo, Meleiro, Araranguá e da serra. Neste tempo aproximadamente 14 pessoas já faleceram.

O senhor Elcio Costa de Souza, que mora na rua Scaini próximo ao antigo Tropicália, onde a cancha foi construída, teve a ideia de colocar o nome da Travessa 63 e 64, situada entre a Rua Scaini e a Rua Beira-Mar localizada no Bairro Centro, em direção à praia de Caminho da Bocha. Através da Lei Ordinária 942/2017, proposta pelo vereador Vanderlei de Souza o Lei, em 2017 no seu primeiro mandato, a lei foi aprovada por unanimidade na Câmara de Vereadores.

O jogo é pura diversão, nada de disputa, nada de competição. É somente o som de uma bocha batendo contra a outra e logo é abafado por risadas ou reclamações — neste caso, do time que teve a sua tirada de perto do bolim (a bola pequena que determina quem marca ponto). Entre muitas brincadeiras, conversas e discussões por pontos e jogadas, o clima de amizade predomina na cancha de bocha, localizada próximo ao antigo Tropicália. É lá que, todas os dias, o grupo se reúne para a prática do tradicional esporte e muita diversão.

Mas o grupo também conta com as esposas que juntamente com os homens tem sua participação, não somente na torcida, mas também jogando bocha e organizando eventos, passeios, uns visitando os outros em suas cidades, fora da temporada de verão.

“É uma amizade que se formou tanto entre os homens quanto entre as mulheres e as famílias” relata a Rubia moradora de Balneário Arroio do Silva.

E para selar ainda mais a amizade do grupo a Dona Beti esposa de seu Elcio criou o Chá da Beti, onde todos os anos as esposas se encontram para confraternizar e passar momentos agradáveis.

Enfim, o jogo de bocha é uma tradição de família, a bocha traz e reúne amigos

Abertas as inscrições para a escolha da Rainha da Arrancada de Caminhões 2023 Anterior

Abertas as inscrições para a escolha da Rainha da Arrancada de Caminhões 2023

Verão 2023: Fim de semana com atrações musicais e atividades esportivas em Balneário Arroio do Silva Próximo

Verão 2023: Fim de semana com atrações musicais e atividades esportivas em Balneário Arroio do Silva

Deixe seu comentário