logo RCN

Grupo de Trabalho vai debater a Política Oncológica de Santa Catarina

A primeira reunião do Grupo de Trabalho (GT) dedicado à construção da Política Estadual do Paciente Oncológico de Santa Catarina foi realizada nesta segunda-feira, 13.

A primeira reunião do Grupo de Trabalho (GT) dedicado à construção da Política Estadual do Paciente Oncológico de Santa Catarina foi realizada nesta segunda-feira, 13. Integram o Grupo membros da Secretaria de Estado da Saúde, representantes das entidades de luta e combate ao Câncer e a Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa.

A proposta vem ao encontro do que foi apresentado durante o Programa Estadual de Cirurgias Eletivas, que coloca o paciente oncológico como prioritário. “Trata-se de cirurgias que classificamos como tempo-sensíveis. Essa Política também visa garantir que a legislação seja cumprida quanto ao tempo de início do tratamento, determinando que ele deve iniciar em até 60 dias após o diagnóstico e que em casos de suspeita de câncer o paciente faça os exames em até no máximo 30 dias”, afirma a secretária de Estado da Saúde, Carmen Zanotto.

Está a cargo do GT, a construção de uma minuta a ser apresentada à Secretaria. O documento deverá prever mecanismos de incentivo às ações e serviços desenvolvidos por entidades, associações e fundações privadas sem fins lucrativos, que atuem no campo da oncologia.

A fila de pacientes para cirurgias oncológicas em Santa Catarina é de 3.270. Para reverter o quadro, desde o início do ano estão sendo feitos mutirões de cirurgias oncológicas. Somente no Hospital e Maternidade Marieta Konder Bornhausen, no período entre 1 de janeiro e 9 de fevereiro, foram 267 procedimentos.

Alerta contra a dengue: o cuidado deve ser iniciativa de todos Anterior

Alerta contra a dengue: o cuidado deve ser iniciativa de todos

Secretaria de Saúde de Timbé do Sul conduz pacientes para atendimento especializado Próximo

Secretaria de Saúde de Timbé do Sul conduz pacientes para atendimento especializado

Deixe seu comentário