logo RCN

Ministro da Economia participa de reuniões no primeiro dia do evento anual do FMI

O ministro da Economia, Paulo Guedes, participou de cinco encontros em seu primeiro dia de agenda nas Reuniões Anuais do Fundo Monetário Internacional e dos Conselhos de Governadores do Grupo Banco Mundial (IMF World Bank Annual Meetings), nesta terça-feira (11/10), em Washington, Estados Unidos.

Segurança alimentar, combate à pobreza e inflação mundial nos preços dos alimentos e da energia foram assuntos debatidos nos encontros
 
O ministro da Economia, Paulo Guedes, participou de cinco encontros em seu primeiro dia de agenda nas Reuniões Anuais do Fundo Monetário Internacional e dos Conselhos de Governadores do Grupo Banco Mundial (IMF World Bank Annual Meetings), nesta terça-feira (11/10), em Washington, Estados Unidos.
 Na reunião com ministros de Finanças e da Agricultura dos países do G20 -- primeiro compromisso do dia -- ele falou sobre o papel do Brasil na garantia da segurança alimentar do mundo. À saída do encontro, relatou que as discussões tiveram como destaque os impactos da pandemia em âmbito global. Foram abordados, entre outros pontos, o aumento da pobreza absoluta no mundo, com o Brasil na contramão desse indicador e o desordenamento das cadeias produtivas de alimentação. Esses impactos, de acordo o ministro, se agravaram com a guerra entre Rússia e Ucrânia e a decorrente alta dos preços dos alimentos e da energia.
Segundo Guedes, a importância do Brasil no contexto da economia mundial pós-pandemia vem sendo analisada no exterior com crescente interesse, em razão das ações empreendidas no enfrentamento à crise sanitária e no combate à pobreza, de acordo com as regras da responsabilidade fiscal. Em sua avaliação, esses fatores -- em conjunto com as reformas estruturantes e a mudança de eixo na economia, com prevalência dos investimentos privados -- possibilitam a retomada da economia no país.

Relações com o México
 Na sequência, o ministro participou de reunião bilateral com o ministro de Finanças do México, Rogelio Ramírez. Na ocasião, afirmou que Brasil e México enfrentaram com disciplina fiscal e monetária os efeitos da pandemia. Os ministros falaram sobre a melhoria do ambiente de negócios para mais investimentos cruzados e oportunidades para os países.
O México, segundo Guedes, tem interesse nos produtos agrícolas e agroindustriais do Brasil. Por outro lado, quer exportar mais automóveis. Ele salientou, no entanto, que o objetivo do governo é preservar o parque industrial brasileiro e mencionou as regras que o país segue em relação ao Conteúdo Local.
 
Banco Mundial

O ministro se reuniu ainda com representantes do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e, durante a tarde, esteve presente à reunião do Constituency (Grupo) do Brasil no Banco Mundial -- formado também por Colômbia, República Dominicana, Equador, Haiti, Panamá, Filipinas, Suriname e Trinidad y Tobago. Participou também do Diálogo com o Conselho Empresarial Brasil-Estados Unidos (Cebeu) onde se reuniu com empresários dos setores financeiro, de logística, químico, de tecnologia, de agroindústria, farmacêutico, de óleo e gás, entre outros.
Secretaria Especial de Comunicação Social



Emoção marca solenidade de posse do deputado Tiago Zilli Anterior

Emoção marca solenidade de posse do deputado Tiago Zilli

Bolsonaro consolida liderança em Santa Catarina Próximo

Bolsonaro consolida liderança em Santa Catarina

Deixe seu comentário