Festa junina proporciona aprendizado pedagógico em Turvo
A Festa Junina constitui a segunda maior comemoração realizada pelos brasileiros e, são, em sua essência, multiculturais. Todas as escolas, prés e a EJA (Educação de Jovens e Adultos) da rede municipal de educação de Turvo realizaram um projeto voltado ao tema. O projeto visa integrar a comemoração da festa junina desenvolvendo o resgate social, favorecendo a criança a ampliação de seu universo linguístico e cultural, pois a festa junina se constitui uma temática rica onde podem ser explorados diversos tipos de linguagem. Levam ao aluno ao conhecimento da origem da festa, conhe
A Festa Junina constitui a segunda maior comemoração realizada pelos brasileiros e, são, em sua essência, multiculturais. Todas as escolas, prés e a EJA (Educação de Jovens e Adultos) da rede municipal de educação de Turvo realizaram um projeto voltado ao tema. O projeto visa integrar a comemoração da festa junina desenvolvendo o resgate social, favorecendo a criança a ampliação de seu universo linguístico e cultural, pois a festa junina se constitui uma temática rica onde podem ser explorados diversos tipos de linguagem. Levam ao aluno ao conhecimento da origem da festa, conhecendo seus símbolos e seus valores.
A diretora do CEI (Centro de Educação Integral) Professora Maria Das Dores Cordeiro Angeloni, Silvia Rosane Salvaro, observa que entre os objetivos da temática junina é possível conhecer as características da festa junina valorizando e demonstrando atitudes de respeito ao trabalho e ao homem do campo. "Incentivando o trabalho cooperativo, proporcionando a participação das crianças em diversas brincadeiras levando-os a conhecer os costumes e tradições dessa festa tão popular no Brasil".
Silvia conta que a escola desenvolveu o projeto, juntamente com professores do ensino regular e do projeto Integral, sendo abordados diversos temas relacionados a tradição junina dentro de cada disciplina: matemática, língua portuguesa, xadrez, música, dança, teatro, artes e meio ambiente e jogos e brincadeiras.
A diretora da EJA, Idaiane Castanha, conta que fizeram dentre as ações um projeto relacionado a reciclagem, e com a venda dos itens no projeto Separe na Feira da Agricultura Familiar, fizeram aquisição de brindes para um bingão junino.
A secretária de Educação, prof.ª dr.ª Elizete Maria Possamai Ribeiro, pontua que o trabalho desenvolvido na rede municipal propicia questões de estudo como a origem da festa junina; desenvolvimento da linguagem oral, corporal e raciocínio lógico; desenvolvimento da imaginação e da criatividade através de produção de textos; exploração da leitura e interpretação através de textos informativos, músicas e poesias relacionadas à festa junina; confecção de enfeites com materiais recicláveis ou não para a decoração da escola e resolução de exercícios envolvendo as operações matemáticas. "São inúmeras as possibilidades pedagógicas que a festa junina acarreta e nossas escolas e creches souberam desenvolver projetos maravilhosos".
O prefeito, Sandro Cirimbelli, parabeniza ao empenho dos educadores e a participação de estudantes e suas famílias nesta união em prol do aprendizado.
O trabalho em sala culminou com festas culturais com apresentações de danças da Festa Junina, exposição dos trabalhos realizados e degustação de comidas típicas.
Deixe seu comentário