Emplacamentos em Santa Catarina caíram -25,6% em 2020
Nos cinco primeiros meses de 2020 foram realizados 57,3 mil emplacamentos em Santa Catarina, o que representa uma queda de -25,64% em relação aos 77,1 mil emplacamentos realizados no mesmo período do ano passado.
Falta de crédito para concessionárias e consumidor final causa preocupação no setor
Nos cinco primeiros meses de 2020 foram realizados 57,3 mil emplacamentos em Santa Catarina, o que representa uma queda de -25,64% em relação aos 77,1 mil emplacamentos realizados no mesmo período do ano passado. Os dados foram levantados pela Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores de Santa Catarina (Fenabrave-SC) e divulgados nesta quarta-feira (3).
A redução mais acentuada foi em abril, que registrou apenas 8,9 mil novos emplacamentos, uma queda de -46,3% em relação ao mesmo mês do ano passado. Segundo o setor, a queda no mês de abril já era esperada, já que as concessionárias começaram a trabalhar apenas no dia 8, e com dois feriados, o mês teve apenas 18 dias úteis.
Em maio, com 25 dias úteis, o setor esboçou uma leve relação. Foram 9,8 mil novos emplacamentos, alta de 25,8% na comparação ao mês anterior. Apesar da recuperação, o resultado ainda representou uma queda de -40,17% em relação aos 16,4 mil novos emplacamentos realizados em maio de 2019.
"A falta de crédito tanto para as concessionárias e principalmente para o consumidor final, se continuar, será um empecilho à recuperação do segmento. Os bancos diminuíram as aprovações de crédito para o varejo, o que influencia sobremaneira a retomada das vendas", destacou o presidente da Fenabrave-SC, Júlio Schroeder.
Atualmente Santa Catarina possui uma frota circulante de 5,3 milhões de veículos. Destes, a maioria são automóveis, com 3 milhões (56,8%) de veículos emplacados.
Deixe seu comentário