logo RCN

Emplacamentos em Santa Catarina caíram -25,6% em 2020

Nos cinco primeiros meses de 2020 foram realizados 57,3 mil emplacamentos em Santa Catarina, o que representa uma queda de -25,64% em relação aos 77,1 mil emplacamentos realizados no mesmo período do ano passado.



Falta de crédito para concessionárias e consumidor final causa preocupação no setor

Nos cinco primeiros meses de 2020 foram realizados 57,3 mil emplacamentos em Santa Catarina, o que representa uma queda de -25,64% em relação aos 77,1 mil emplacamentos realizados no mesmo período do ano passado. Os dados foram levantados pela Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores de Santa Catarina (Fenabrave-SC) e divulgados nesta quarta-feira (3).

A redução mais acentuada foi em abril, que registrou apenas 8,9 mil novos emplacamentos, uma queda de -46,3% em relação ao mesmo mês do ano passado. Segundo o setor, a queda no mês de abril já era esperada, já que as concessionárias começaram a trabalhar apenas no dia 8, e com dois feriados, o mês teve apenas 18 dias úteis.

Em maio, com 25 dias úteis, o setor esboçou uma leve relação. Foram 9,8 mil novos emplacamentos, alta de 25,8% na comparação ao mês anterior. Apesar da recuperação, o resultado ainda representou uma queda de -40,17% em relação aos 16,4 mil novos emplacamentos realizados em maio de 2019.

"A falta de crédito tanto para as concessionárias e principalmente para o consumidor final, se continuar, será um empecilho à recuperação do segmento. Os bancos diminuíram as aprovações de crédito para o varejo, o que influencia sobremaneira a retomada das vendas", destacou o presidente da Fenabrave-SC, Júlio Schroeder.

Atualmente Santa Catarina possui uma frota circulante de 5,3 milhões de veículos. Destes, a maioria são automóveis, com 3 milhões (56,8%) de veículos emplacados.

Parceria entre Ciasc e Detran reduz o tempo de entrega da CNH Anterior

Parceria entre Ciasc e Detran reduz o tempo de entrega da CNH

Em um ano, Santa Catarina resgata 1,4 mil animas vítimas de tráfico Próximo

Em um ano, Santa Catarina resgata 1,4 mil animas vítimas de tráfico

Deixe seu comentário